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REFEITÓRIO E CANTINA SOCIAL

O Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Beja, estabeleceu  acordo de cooperação com a Cáritas Diocesana de Beja no âmbito da resposta social Refeitório/ Cantina Social. Esta resposta social esta direcionada para indivíduos/famílias em situação de carência económica e indivíduos/famílias em situação de exclusão social nomeadamente: sem abrigo, toxicodependentes, reclusos ou ex-reclusos, alcoólicos em recuperação e doentes do foro psiquiátrico), assim como, imigrantes e população flutuante do distrito de Beja. Este equipamento social tem como objetivo geral minimizar os problemas sociais dos indivíduos e famílias que recorrem à instituição, o que implica um trabalho em parceria com outras instituições e com os próprios indivíduos, no sentido de promover a sua autonomia e inclusão social.

Os serviços prestados e actividades desenvolvidas nesta resposta passam por:

  • Garantir a alimentação a população carenciada: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar;
    • Promover a auto estima através da pratica de hábitos de Higiene pessoal do cliente na instituição;
    • Tratamento de roupa / Distribuição de roupa e calçado;
    • Informar, orientar e encaminhar os clientes de acordo com as necessidades apresentadas,Acompanhar, articular e encaminhar para outros serviços de rede social, Segurança Social, Centros de Saúde,
    • Centro de Emprego, Hospital, Departamento de Saúde Mental, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Protocolos RSI, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, ET Cri do Ball.
    • Assegurar o acompanhamento social dos clientes no desenvolvimento das suas potencialidades/ competências pessoais,
    • sociais e profissionais que permitam a promoção da sua auto-estima e construção de um projecto vida estruturado e autónomo.
    • Desenvolver com os clientes actividade programadas ao longo do ano na instituição,
    • tendo sempre como objectivo capacitar os clientes de forma a adquirem mais competência, pessoais e sociais.
    • Apoios económicos pontuais para pagamento de medicação, actualização de documentos, rendas de quartos,
    • transportes e algumas viagens param o país de origem.

Com um atendimento diário pretende-se responder atempadamente às necessidades diagnosticadas e maioritariamente emergentes da resposta, promover mediante os recursos existentes e, através de um acompanhamento articulado com outras instituições e serviços, a resolução dos problemas apresentados.

Caraterização dos clientes do Refeitório Social/Ano 2014

Durante o ano de 2014, foram apoiados 39 clientes, sendo 4 do sexo feminino e 35 do sexo masculino. As principais problemáticas identificadas nestes clientes são as seguintes:

♦ Problemas psiquiátricos

♦ Alcoolismo

♦Toxicodependência

♦ Rendimentos nulos

♦ Rendimentos baixo

♦ Sem Abrigo

 

Número total de Refeições servidas no ano 2014

Meses

Nº De Refeições

Janeiro

2019

Fevereiro

1529

Março

1819

Abril

1810

Maio

1948

Junho

1508

Julho

1633

Agosto

1593

Setembro

1439

Outubro

1549

Novembro

2012

Dezembro

1465

Total

20324

 

Atividades Realizadas 2014  - Trabalho técnico desenvolvido

De Acordo com a planificação anual desta resposta social foram identificadas várias áreas de intervenção das quais resultaram as seguintes ações:

Áreas de intervenção:

  • Desenvolvimento de competências pessoais;
  • Empregabilidade;

  • Saúde;
  • Lazer e recreação

Desenvolvimento de competências pessoais

Ao longo do ano, foram realizadas sessões com os clientes do Refeitório Social, tendo sempre como objetivo potenciar o desenvolvimento das suas competências pessoais, sociais e profissionais.