Prestação de Contas
Campanhas
Documentos

Cidadania Corporativa

Programa de doação de software:

O Fim da Vida – Luto e Morte

Maria Filomena Calão, católica empenhada, assistente social aposentada, veio do Algarve, a convite da Cáritas Diocesana de Beja, falar sobre “O Fim da Vida – Luto e Morte”, ontem, dia 18 de janeiro, a mais um Encontro na Fé que mensalmente esta instituição promove como formação dos seus colaboradores e abre à comunidade.

A morte é considerada a finalização de um ciclo, o fim de tudo. Mas a discussão sobre o que ela é e como ela acontece, sendo um assunto delicado, é muitas vezes evitado pela maioria das pessoas. Este tema tão fascinante e ao mesmo tempo angustiante, sempre sugere discussões polémicas e acaloradas, provocando, por vezes, graves traumas e, sempre, muito sofrimento.

De forma corajosa e fundamentada, a oradora falou com simplicidade da sua própria experiência que agora tenta mostrar aos outros, enriquecida por uma vasta e contínua pesquisa do tema. À luz da Fé, para o cristão, a morte não é o fim da existência, mas a entrada na vida eterna. Aquele que crê em Cristo sabe que estará "para sempre com o Senhor". O corpo físico efetivamente morre, mas devido `a crucificação e ressurreição, Cristo derrotou a morte e prometeu que aquele que vive e crê n’Ele "jamais morrerá".

Finalmente, encorajou a assistência a manter-se firme e inabalável na Fé, fazendo sempre a obra do Senhor, uma vez que tais esforços não são em vão, quando temos a segurança da Ressurreição.