Campanhas
Documentos

Cidadania Corporativa

Programa de doação de software:

Comunidade Terapeutica - Atividade Parceria

Em parceria com a Escola Profissional Fialho de Almeida da Vidigueira, iniciámos no passado dia 18 de janeiro de 2017, a primeira de oito sessões de exercícios de teatro, ministrados pela professora Telma Saião.

 

Esta parceria surge no seguimento da Comunidade Terapêutica estar a receber um estágio académico, no âmbito do último ano do curso profissional de Apoio Psicossocial.

Os exercícios, realizados pela professora Telma e pela nossa estagiária, tiveram por base o Teatro do Oprimido e o Teatro Fórum. O Teatro do Oprimido é uma metodologia criada por Augusto Boal nos anos 60, que pretende usar o teatro como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético. Através da clarificação do mundo e das suas relações de poder, pretende ajudar as pessoas a ensaiarem transformações na sua vida real. O Teatro Fórum tem, como pressuposto, a quebra da barreira entre o palco e a plateia, implementando uma comunicação ativa e direta entre os espectadores e os atores.

Com a duração de quatro horas e com o grupo dividido em dois grupos menores, foram realizados vários exercícios de expressão dramática, tendo por base as ideias acima mencionadas.