Campanhas

Cidadania Corporativa

Programa de doação de software:

Assembleia Geral Cáritas Diocesana - 2017

Sob a presidência do nosso Bispo, D. João Marcos, realizou-se, no passado sábado, 4 de março, a Assembleia Geral da Cáritas Diocesana de Beja, em clima de festa pela comemoração do 40º Aniversário desta instituição.

Fizeram-se representar membros do Arciprestado de Beja (Paróquias da Sé e de S. João Baptista); Arciprestado de Moura (Moura, Sobral da Adiça e Serpa); Arciprestado de Cuba (Vila Ruiva, Vila Nova da Baronia, Alvito, Ferreira do Alentejo, Cuba e Vidigueira); Arciprestado de Odemira (Sabóia, S. Teotónio, Santa Clara e Vila Nova de Milfontes) e Arciprestado de Almodôvar (Aljustrel, S. Miguel do Pinheiro, Almodôvar, Beringel, Ervidel, Mértola e S. João de Negrilhos). Marcaram ainda presença outros cristãos, de algum modo envolvidos no serviço fraterno na comunidade.

A Oração de Laudes e o acolhimento foram orientados pelo Assistente Eclesiástico da CDB, Cónego Domingos Pereira e pela Irmã Beatriz Santos, vogal da Direção.

O Presidente da CDB, Diácono Florival Silva, deu as boas vindas, agradecendo a presença de todos e apelando à realização de um bom trabalho. Salientou também a importância desta Assembleia anual, para a nossa Diocese e louvou o trabalho realizado por todos aqueles que, ao longo destes 40 anos, usam diariamente a fraternidade como Missão, de forma abnegada e discreta, prestando um justo serviço de ação social nesta comunidade cristã.

Abordando o tema, A Virgem Maria e a Igreja, Misericordia et Misera, o orador, D. João Marcos, lembrou que nas nossas comunidades a misericórdia não se pode reduzir a um parêntese da vida da Igreja, pois constitui a sua própria existência, tornando visível e palpável a verdade profunda do Evangelho. Como tudo se revela na misericórdia e no amor misericordioso do Pai, D. João apelou a que nunca deixemos que nos roubem a esperança que provém da fé no Senhor ressuscitado e que o bom serviço da Igreja não deve estar no servidor mas sim no servido. Apesar de muitas vezes sermos sujeitos a duras provas, não devemos perder a certeza de que o Senhor nos ama e que a sua misericórdia expressa-se também na proximidade, no carinho e no apoio ao outro.

Houve ainda ocasião para visualizar um filme institucional, comemorativo dos 40 anos, sobre a História da instituição e as suas múltiplas e diversificadas atividades desenvolvidas.

Seguiu-se um debate e o testemunho do grupo sócio caritativo de Vila Nova de Santo André.

Após um almoço servido no salão das instalações da Cáritas Diocesana de Beja, num ambiente descontraído e de são convívio, foi inaugurado o 1º Bazar Solidário que estará aberto ao público nos próximos dias 6, 7, 8 e 9 de março.