Prestação de Contas
Campanhas

Cidadania Corporativa

Programa de doação de software:

Encontro na Fé – Uma prenda para Francisco – Plataforma de Apoio aos Refugiados

A Cáritas Diocesana de Beja promoveu no dia 19 de Abril, mais um Encontro na Fé, desta vez subordinado ao tema “Uma Prenda para Francisco”, dinamizada pela PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados), representada pelo Dr. Mário Rui André.

Para além de colaboradores e voluntários da CDB, estiveram presentes representantes da Cruz Vermelha e das Santas Casas da Misericórdia de Beja e de Alvalade.

A ideia de “Uma Prenda para Francisco” seria a de conseguir acolher em Portugal, 100 famílias de refugiados vindos da Síria, até Maio, data em que o Santo Papa visita Fátima. Infelizmente, ainda só se contabilizam 30. Contudo, a mensagem de que “A esperança é a última a morrer” foi deixada pelo orador que, para além de relatar a situação desesperada de milhares de refugiados que esperam a nossa solidariedade, apresentou a ação da PAR, ilustrando com interessantes testemunhos que suscitaram um vivo debate.

Apesar de existirem instituições da sociedade civil com vontade, disponibilidade e experiência no acolhimento de refugiados / migrantes, muito ainda pode e deve ser feito. Através de um modelo colaborativo e articulado, crentes e não-crentes são chamados a dar um contributo para este desafio, em complementaridade com a ação do Estado.

A pergunta foi, portanto, lançada “Queremos ser uma Europa que deixa morrer ou que salva?”

Cada um de nós, com serenidade, devemos olhar para as questões levantadas e analisar os factos e argumentos.

Este Encontro permitiu assim, em Beja, tempo de reflexão e procura da verdade sobre o tema - Refugiados.