Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda

A Instituição com a designação “Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda” é um serviço da Igreja Católica, reconhecido e acarinhado pelo Prelado da Diocese. A Cáritas de Bragança encontra-se inscrita na Direcção Geral da Segurança Social com quem também mantêm uma constante e sólida ligação em tudo quanto se relaciona com o atendimento social, o que lhe permite a designação de Instituição Particular de Solidariedade Social, titular de natureza jurídica de pessoa colectiva de utilidade pública. Esta Instituição é gerida por uma Direcção constituída por cinco elementos leigos, nomeada pelo Ordinário diocesano: Presidente, Vice-presidente, Secretário, Tesoureiro e Vogal.

A nossa origem

"Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como ELE me ama (...)  Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, constituem um único mandamento. Mas, ambos vivem do amor proveniente com que Deus nos amou primeiro." ( DCE 18)

Baseado neste amor que vem de Deus, a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda aponta para um serviço de qualidade a quantos são destinatários da sua missão.

Desde 1988, já com alguns dos elementos actuais em funções, que o nosso objectivo se tem centrado na procura dos meios adequados para tornar eficientes os serviços a prestar pela Instituição Caritas de Bragança.

Sempre a nossa preocupação e actividade têm sido orientadas no sentido de se conseguirem condições que permitam o atendimento Social que com regularidade temos concretizado no dia a dia.

Para isso ser possível, e para além do costumado peditório anual, houve que criar trabalho que gerasse riqueza, de modo a permitir o resultado ansiado: “o atendimento Social regular”, o que felizmente temos estado a conseguir.

Os contactos com outras instituições e personalidades permitiram que nascesse um lugar para nos podermos reunir, trabalhar e avançar.

Isto, como já foi referido, aconteceu nos anos de 1998/90 e aconteceu também que logo em 91, já a trabalhar, conseguimos o primeiro acordo com a Segurança Social.

Desde 2000 estamos em Instalações novas e a atender as valências de Creche, Pré-escolar,  Centro de Dia e Convívio. Para atender estas actividades, a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda tem ao seu  serviço  30 colaboradores.