Impacto da Crise nas Famílias

Num país afetado por uma crise económica e social, as famílias não perspetivam um futuro próximo confiante. Consideram vários os fatores e variáveis desmotivantes que originam o seu mau estar social, económico e laboral.

O desemprego e a instabilidade profissional são as vertentes mais vinculativas da conjuntura, originando situações como a perda do poder de compra, incapacidade de fazer face a despesas mensais e a despesas inesperadas.

As medidas de austeridade reforçam a pobreza existente e têm arrastado as famílias, outrora referidas como pertencentes à classe média, para uma situação também de pobreza, provocando um descuido ao nível dos cuidados de saúde primários, decorrente ainda do aumento exacerbado das taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde, ou um uso, por vezes, irracional de medicação psiquiátrica para colmatar as suas ansiedades e desanimo.

Continuar...

 

Claii -- Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

A fim de dar resposta às necessidades de imigrantes e autóctones, necessidades sempre crescentes dada a situação económica do nosso país, o CLAII desenvolve, entre outras, as seguintes actividades:

 

Continuar...

 

Igualdade de Oportunidades

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Curso de Desenvolvimento Pessoal, Confeção Alimentar e Costura, desenvolvido no âmbito do Eixo 6 do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), promovido pela Cáritas Diocesana da Guarda e ministrado pela FormAjuda, efectuou uma Apresentação no Shopping Vivaci.

 

O [ … ]

Continuar...

 

Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário, desempenhado pela Caritas Diocesana da Guarda abrange as aldeias do Jarmelo (Almeidinha, Devesa, Granja, Ima, Montes, Ribeira dos Carinhos e Valdeiras). O SAD conta com três Ajudantes de Acção Directa a tempo completo e uma outra a tempo parcial cuja supervisão cabe à Directora Técnica.

Continuar...