Conselho Geral da Cáritas Portuguesa

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de março reúne-se, na Diocese do Porto, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. Os trabalhos decorrem no Seminário Diocesano de Vilar onde no dia 20 de março, às 19:30, será inaugurada a exposição “Histórias com Rosto”. Uma exposição integrada no projeto da Cáritas Diocesana do Porto “Lado a Lado”.

 

 

Na sessão de abertura estarão presentes, para além dos representantes das Cáritas Diocesanas, D. António Francisco dos Santos, Bispo da Diocese do Porto; Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa e um representante da Comissão Episcopal da pastoral Social e Mobilidade Humana. Neste primeiro momento do Conselho será feita uma leitura da realidade socioeconómica do país e a partilha de projetos em desenvolvimento.

No dia 21 de março, às 10:30, realiza-se um conferência aberta ao público, no Espaço Atmosfera M, Rua Júlio Dinis, no 158/160, com o tema: “O papel da Igreja e das Instituições de Solidariedade num contexto de crise”. Serão oradores Pe. Joaquim Mário Areal Andrade, pároco de Padrão da Légua, Teresa Olazabal, do projeto “Sacos de Ternura”, do Grupo de Apoio a Pessoas Sem-Abrigo; Américo J. C. Ribeiro, presidente da Obra Diocesana de Promoção Social; Manuel Pizarro, vereador do Pelouro da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto. O encontro será moderado pelo jornalista da RTP João Fernando Ramos.

Da ordem de trabalhos do Conselho Geral destacam-se ainda os seguintes ponto da agenda de trabalhos:

Avaliação da Semana Nacional da Cáritas

Encontro Interdiocesanos

Evolução dos projetos da Cáritas Portuguesa

O Conselho Geral encerra no dia 22 de março com celebração da Eucaristia, às 12:00, na casa Diocesana de Vilar.