Voluntários Espanhóis em Portalegre

No dia 4 de julho chegou a Portalegre o grupo de 19 voluntários, do Colégio de Fomento Tabladilla de Sevilha, que pelo 2º ano consecutivo quiseram dedicar uma semana de trabalho em 4 instituições do nosso concelho, nomeadamente, na Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental, na Associação Sete Montes do S. Julião, no Coro Infantil dos Assentos e na Casa de Acolhimento para pessoas sem-abrigo da Tégua.

O objetivo do trabalho é integrar o dia-a-dia destas entidades, colaborar com os profissionais, responder a necessidades identificadas pelos responsáveis das instituições e estar em contato com os utentes.

É gratificante contar com a iniciativa de jovens no apoio a instituições e pessoas da nossa comunidade.

Mencionavam os voluntários: "é curioso que , sendo uma atividade gratuita, como acabámos por receber tanto".

Para o sucesso desta iniciativa contámos com a colaboração do Instituto Politécnico de Portalegre, da Câmara Municipal de Portalegre e da União das Freguesias de Reguengo e S. Julião.

"Direitos Humanos no século XXI - momento de regressão ou de viragem?"

A  Associação Cultural Periferias, no âmbito  da quarta edição do Periferias Festival Internacional de Cinema de Marvão, sobre Direitos Humanos,  apresenta, de 16 a 21 de Agosto,  em Marvão, no distrito de Portalegre, e Valência de Alcântara, na província espanhola de Cáceres, sob o lema Cinema entre Culturas - Cooperação Transfronteiriça, obras de realizadores dos dois países vizinhos e de outros realizadores.

Assim, a convite da Directora do Periferias Festival Internacional de Cinema de Marvão, Dra Paula Duque, a Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco acompanhada pelos Refugiados que Acolhe, há já alguns anos, assistiu, durante a tarde, de ontem, dia 17 de Agosto, no Centro Cultural de Marvão, à exibição do Filme "Água Prateada - Um Auto-Retrato da Síria", de Ossama Mohammed, que dá a conhecer a dura realidade vivida naquele cenário de guerra a partir de testemunhos recolhidos por quem vive no terreno.

Sobre o filme, gostaríamos de sublinhar, que, mesmo no meio das grandes catástrofes e das maiores atrocidades, o Amor e a Esperança são cruciais, dão-nos força e funcionam como água que purifica, em cada momento, transformando as periferias mais escuras em poesia perfumada pelas mais belas cores do arco-íris.

Continuar...

44ª Semana Nacional das Migrações

Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, de 7 a 14 de agosto de 2016, convida-nos a retomar a Mensagem do Santo Padre deste ano e propõe-nos como tema: Migrantes e Refugiados: Rosto da Misericórdia.

As comunidades cristãs são convidadas a participar na Peregrinação dos Migrantes e Refugiados a Fátima, nos dias 12 e 13 de agosto que irá ser presidida pelo Senhor Arcebispo D. Angelo Vincenzo Zani, Secretário da Congregação para a Educação Católica.

No Domingo dia 14, a celebração da Eucaristia deve acentuar a tónica de ação de graças pelos migrantes e pelo trabalho pastoral que a Igreja desenvolve em favor dos mesmos. O ofertório é consignado à Pastoral da Mobilidade Humana.

Visita a Marvão Refugiados/Imigrantes

Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
Ambos existem; cada um como é.

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Como sabem, Portalegre continua a acolher os Refugiados que são recolocados pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR) nesta cidade.

A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco/Secretariado da Pastoral Social e da Mobilidade Humana tem colaborado no Acolhimento e na Integração dessas pessoas, desenvolvendo, no âmbito do projecto “Língua, Cultura e Cidadania”, várias actividades que visam a sua promoção humana a todos os níveis.

A actividade extra deste mês, contou com uma visita à Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão.

Continuar...