Faixa publicitária

Festa da Solidariedade

Nos passados dias 06 e 07 de Junho, a Caritas Diocesana do Porto participou com grande empenho nas mais recentes iniciativas da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

Assistimos ao V Congresso da CNIS, estivemos presentes na Festa da Solidariedade e acompanhamos a Chama da Solidariedade, caminhando pelas ruas da cidade do Porto.

Situado no interior do Pavilhão Rosa Mota, o stand da Caritas do Porto contou com visitas ilustres, entre elas o Bispo do Porto, Senhor Dom António Francisco dos Santos, o Assistente Eclesiástico e Presidente da CNIS, Padre Lino Maia, o Presidente da UDIPSS, Padre José Lopes Baptista, o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Agostinho Branquinho e o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira.

Foram dias de reflexão intensa sobre a Solidariedade, seus caminhos e valores, mas também de festa e alegria, sentimentos visíveis nos rostos das centenas de pessoas que viveram estes momentos.

Protocolo com Animalife

A Caritas Diocesana do Porto tem agora um protocolo de cooperação com a Associação Animalife.

O objectivo desta parceria é proporcionar mais um apoio às famílias carenciadas inscritas na Instituição, através da ajuda aos seus animais de estimação.

A Animalife está disponível para apoiar os animais domésticos com ração, consultas de Medicina Veterinária e tratamentos de saúde.

Formação Inicial para Voluntários

Terminou no passado dia 31 de Maio a Formação Inicial para os novos Voluntários do Projecto “Lado a Lado”.

O grupo de formandos foi constituído por um total de 16 Voluntários, sendo que 6 se inscreveram directamente na Instituição; 4 pertencem à Paróquia de Lordelo do Ouro e os restantes 6 fazem parte do Grupo de Jovens dos Padres Carmelitas Descalços.

A formação teve início no dia 10 de Maio, prolongou-se por todos os sábados desse mesmo mês e aconteceu na sede da Caritas Diocesana, na Paróquia de Lordelo do Ouro e nas instalações da Rua do Marechal Saldanha dos Padres Carmelitas.

Para o desenvolvimento das sessões de formação contámos com a Enfermeira Vitória Leal – ACES Porto Oriental, Rute Santos – Finalista do Curso de Gerontologia Social do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Agentes M. Sousa e H. Costa – 4ª Esquadra da PSP Porto e com a Dra. Ivone Ganso – Psicóloga Clínica.

Aos formadores, também eles Voluntários nesta iniciativa, manifestámos o nosso agradecimento e para os novos Voluntários enviámos votos das maiores felicidades!

Crianças apoiadas pela Caritas visitaram o Museu do Futebol Clube do Porto

Mais de sessenta crianças apoiadas pela Caritas do Porto visitaram, a dia 15 de Abril, o Museu do Futebol Clube do Porto.

Aproveitando as férias escolares, 61 crianças, com idades compreendidas entre os 5 os 12 anos, conheceram com pormenor, a história do clube mais emblemático da cidade.

Esta iniciativa surgiu na sequência de uma acção solidária desenvolvida entre o Futebol Clube do Porto e a Caritas Diocesana do Porto.