alt  

 

       

     alt   alt

 

  alt   alt   alt  

 

 

 

 

     CAMPANHA INTERNACIONAL

alt

         Veja a campanha AQUI

 

Campanhas solidárias do ATL da Pedrulha

A elaboração do Plano 2011-12 do Centro Atividades de Tempos Livres da Pedrulha contemplou algumas iniciativas solidárias, entre as quais a LEIA (Leite, Enlatados, Ingredientes vários, Açúcar), que decorreu nos meses de novembro e dezembro, com o objetivo de angariar alimentos e outros bens para distribuir por alunos mais carenciados do Agrupamento e do Centro de Atividades. Foram já entregues 6 cabazes, por ocasião do natal, mas o Centro decidiu prolongar a campanha até ao final do ano escolar, com um produto específico cada mês.

Outra campanha promovida por este Centro é a de recolha de tampinhas e embalagens de plástico com os símbolos 2, 4 ou 5. Os alunos já contribuiram com este método para duas causas, e estão agora empenhados em voltar a contribuir para a causa de Cátia Santos, que tem sido publicitada nos jornais.

 

Gerir€poupar

O Centro Comunitário de Inserção vai realizar uma Formação sobre Literacia Financeira – Gerir€poupar – Faça contas à vida, para técnicos do setor da exclusão social, no dia 20 de Janeiro, entre as 9.30-13.00 e as 14.00 – 17.30, desenvolvida pela Dr.ª Marta Nave da Delegação Regional de Coimbra da DECO.

 

"movimento" de dezembro

Já está on line - menu "recursos", submenu "jornal" - o Movimento de Dezembro, com destaque especial para o 10º aniversário do Centro Comunitário de Inserção e para a festa de Natal dos centros de ATL.

 

Estudo sobre qualidade de vida por pessoas infetadas por VIH

A Caritas Diocesana de Coimbra, através da sua equipa do CAAP viHda+ aplicou a 30 utentes do CAAP viHda+, durante o último ano, o Estudo de Avaliação da Qualidade de Vida de pessoas infetadas por VIH em Portugal, estudo internacional validado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que apresenta dados concretos sobre a amostra analisada.
As conclusões deste estudo e sua implicação na programação estratégica do viHda+ serão analisadas também durante 2012, por forma a programar ações que venham a reflectir-se em efetivas melhorias na qualidade de vida dos utentes.
Consulte o estudo nos nossos documentos. 

 

Festa de Natal do ATL

Sob o tema "Eu acredito", decorreu no sábado, 3 de Dezembro, a Festa de Natal dos centros de ATL da Cáritas de Coimbra, que congregou em Coimbra centenas de crianças, pais e educadores. Antes do almoço houve celebração eucarística, e da parte da tarde um festival de canções, sob o mesmo tema, com a participação de 19 Centros: ATL 2,3 de Oliveira do Hospital, ATL 1º Ciclo da Charneca, ATL 2,3 da Tocha, ATL Secundária de Oliveira do Hospital. ATL 1º Ciclo de Tábua, ATL de Lagares da Beira, ATL 2,3 de Tábua, ATL 2,3 da Guia, ATL 2,3 de Pombal, ATL 2,3 da Pampilhosa, ATL 2,3 da Charneca, ATL da Pedrulha, ATL de Eiras, ATL 1º Ciclo de Martim de Freitas, ATL 1º Ciclo de Montes Claros, ATL 1º Ciclo de Ansião, ATL 2,3 de Ansião, ATL 2,3 de Martim de Freitas e ATL 2,3 de Taveiro.

O Primeiro prémio foi para o ATL da Charneca, do concelho de Pombal, sendo que o ATL 2,3 deste concelho também ficou em terceiro lugar. O segundo lugar foi para Ansião, numa atuação conjunta dos dois Centros de ATL (1º ciclo e 2,3 de Ansião).

 

"Painel de Memórias"

No âmbito da Comemoração do dia Mundial da Luta contra a Sida e de acordo com as actividades programadas, o Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial viHda+ deu continuidade à comemoração desse dia.

Assim, no dia 1 de dezembro, com a colaboração de técnicos e utentes, iniciou-se uma exposição com algumas fotos de campanhas e materiais de prevenção realizadas pelo Centro em anos anteriores, a fim de relembrar/reforçar a importância que é continuar a investir nesta causa.

No dia 2 de dezembro elaborou-se um "Painel de Memórias", um mural onde foram escritos os nomes dos utentes que já faleceram, vítimas de sida, bem como de familiares, amigos ou figuras públicas que, pelos mesmos motivos já não os podem apoiar nem inspirar e que os atuais utentes, pela sua importância sentimental, poderam escrever algumas palavras.

Para além de ser uma forma de lembrar e honrar os cerca de 30 utentes já falecidos desde 2000, este mural é também um meio de homenagem e luto que não permite esquecer a importância da prevenção e da proteção relativamente a comportamentos de risco.

 

Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial viHda+ no Dia Mundial de Luta Contra a Sida - Febres

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Luta contra a Sida (1 de dezembro), o Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial viHda+ deslocou-se à escola de Febres numa acção de formação no dia 30 de novembro, onde interagiu formativamente com cerca de 70 alunos. Fotos na nossa galeria.

 

viHda+ e ULDM Farol no Dia Mundial de Luta Contra a Sida (1 Dezembro)

A Cáritas Diocesana de Coimbra intervém há já vários anos junto de indivíduos infetados pelo VIH, no sentido da melhoria da sua qualidade de vida, bem como na prevenção da doença, nomeadamente junto de jovens e adolescentes.

Tem sido assim apanágio da sua acção assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida com a realização de um calendário de atividades que visa sensibilizar a população para os fatos, números, riscos e vivências associadas ao VIH/sida, bem como evidenciar o trabalho que a CDC realiza neste âmbito e para o qual espera o envolvimento de toda a sociedade civil.

Continuar...

 
Mais artigos...