alt  

 

       

     alt   alt

 

  alt   alt   alt  

 

 

 

 

     CAMPANHA INTERNACIONAL

alt

         Veja a campanha AQUI

 

14º Aniversário do Centro Sol Nascente

No aniversário do Centro Sol Nascente, realizado no dia 26 de outubro, a partir das 16:30, contamos com o seguinte programa:

- Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra

- Lanche / convívio

- Grupo de atividade circenses Mandacaru

Estiveram presentes cerca de 70 pessoas, nomeadamente utentes do Centro Sol Nascente, viHda+, CAT Farol, ULDM Farol, Equipa de Rua Inrealidades, GAT-UP, bem como técnicos de todas estas respostas.

Contamos igualmente com a presença do Sr. Pe Luís, membros do Conselho de Administração, técnicos da Comunidade Terapêutica Encontro e Centro Comunitário de Inserção/GIP.

 

D. Virgílio Antunes virá visitar-nos

No próximo dia 11 de novembro a Cáritas Diocesana receberá uma visita de trabalho de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, que se prolongará ao longo de todo o dia, desde as 9.30h até depois do jantar. A visita começará com a Eucaristia, seguindo-se uma reunião com os diretores técnicos e diretores de serviços. Depois do almoço, haverá tempo para uma visita a alguns utentes de alguns equipamentos mais próximos da sede, seguindo-se uma reunião com o Conselho de Administração e, depois do jantar, outra reunião com a Direção.

 

 

Banco Escolar da Staples / Entreajuda

A Cáritas Diocesana foi novamente contemplada pela iniciativa "Banco Escolar" da Staples em parceria com a Entreajuda. O ano passado recebemos 17 mochilas com todo o material escolar necessário (extra manuais escolares) para crianças carenciadas dos bairros da Rosa e Ingote. Este ano o modelo da campanha "Banco Escolar" foi alterado, sendo o material que nos foi entregue - o mesmo tipo de material escolar - destinado a ser usado nas nossas salas de estudo.

 

Visite a nossa galeria

Veja na nossa galeria as fotos das atividades que vão acontecendo entre nós. Hoje editamos fotos do Seminário de "Normalização contabilística no setor não lucrativo" e fotos da nossa participação na "feira de voluntariado" no contexto da TDExCoimbra 2011.

 

Encontro de Idosos Inter-Centros

Na última sexta feira, 14 de outubro, aconteceu o grande Encontro de Idosos Inter-centros da Cáritas Diocesana de Coimbra, que congregou em Arzila, na sede do rancho etnográfico local,  300 idosos. O vídeo está diponível na nossa galeria.

O Encontro foi também uma oportunidade de solidariedade, com as pessoas idosas a entregarem ao C.A.S. os seguintes bens:  Mercearia: 44 - arroz; 38 - massas diversas; 37 – esparguete; 16 - pevide; 7 – feijão; 6 - grão bico; 34 - Açúcar; 7 - farinha; 13 - óleo; 7 - azeite; 6 - leite; 2 - latas de biscoitos: 1 - pacote de gelatina; 2 - cereais; 15 – bolachas. Enlatados: 38 - atum; 26 - sardinha; 43 - salsichas; 7 - grão bico; 1 - lata de azeitonas; 6 - feijão; 2 - milho; 1 - cogumelos; 2 - latas de ananás em calda; 5 - ervilhas. Outros: 4 - rolos papel higiénico; 1 - bolo folar; 1 - queijo da serra; 3  - pacotes de rebuçados para a tosse; 2 - Kg de sal grosso.

 

Coimbra Unida Contra a Pobreza

No ano 2000 foi assinada por 189 países, incluindo Portugal, a Declaração do Milénio das Nações Unidas que visa, até 2015, atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e que são os seguintes:

1-Erradicar a pobreza extrema e a fome

2 – Promover a educação primária universal

3 – Promover a igualdade de género

4 – Reduzir a mortalidade infantil

5 – Reduzir a mortalidade materna

6 – Combater o HIV/SIDA, Malária e Tuberculose e outras doenças graves

7 – Garantir a sustentabilidade ambiental

8 – Promover uma parceria global para o desenvolvimento

A Caritas de Coimbra faz parte das 40 instituições da sociedade civil que integram a plataforma (ODM), na cidade de Coimbra.

Ao longo do ano, vão decorrendo inúmeras iniciativas que visam alertar e mobilizar a sociedade para a concretização dos ODM. Neste contexto, realizou-se no passado dia 8 de Outubro, na Praça do Comércio, uma feira solidária que teve como objectivo dar a conhecer o trabalho das Instituições sem fins lucrativos que trabalham na luta contra a pobreza em Coimbra. Estiveram presentes 34 instituições, tendo a Caritas de Coimbra sido representada pelo Centro Comunitário de Inserção (R.Dtª), Centro Comunitário S. José (B.Rosa), Centro de Dia Sol Nascente e Comunidade Encontro. A iniciativa decorreu das 10h às 17h e contou com a presença de inúmeros visitantes.

 

Formação em Segurança e Saúde no Trabalho

Inicia no dia 17 de outubro o Curso de Segurança e Saúde no Trabalho, orientado pelo Chefe Luís Lavrador e promovido pela Equipa de Formação da Cáritas de Coimbra.

 

 

Movimento de outubro

Uma "sólida esperança" nasce de uma "cultura de dádiva"

Nos 30 anos do 1º caso identificado de sida no mundo, falamos do trabalho da Cáritas de Coimbra junto de portadores de VIH/sida e ouvimos testemunhos

 
Mais artigos...