alt  

 

       

     alt   alt

 

  alt   alt   alt  

 

 

 

 

     CAMPANHA INTERNACIONAL

alt

         Veja a campanha AQUI

 

Centros de ATL das Escolas EB 2,3 e Secundária da Lousã na "Feira do livro e do saber"

pintura para a feira do livro e do saber 2012- ATL LousãMais uma vez, os Centros de ATL da Escola EB 2,3 da Lousã e da Escola Secundária da Lousã participaram na Feira do Livro e do Saber, que decorreu na Lousã, de 23 a 25 de março de 2012. Este evento é organizado pela Câmara Municipal da Lousã e a nossa participação concretizou-se num espaço onde se apelava à transmissão entre gerações dos afetos, dos saberes e dos livros como meios de o fazer. O stand intitulado “páginas da vida” inseriu-se também como uma atividade destes CATL dentro do Projeto Entregerações da Cáritas Diocesana de Coimbra.

 

Assembleia Dia Cáritas

“O bem comum não é a vitória do mais forte em detrimento do mais fraco, é o resultado de um caminho de todos os membros de uma comunidade.”

Assim fluiu a comunicação do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa na Assembleia Cáritas - Coimbra 2012, perante as várias centenas de pessoas que participaram neste dia de reflexão sobre o bem comum que precisamos.

Durante a manhã do dia 24 de Março, cerca de 200 agentes da pastoral social da Diocese e colaboradores da Cáritas reuniram-se para refletir conjuntamente sobre os novos caminhos da ação pastoral na Diocese.

Este espaço foi dinamizado pelo Pe. Luís Costa, Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, que referiu 3 grandes objetivos para a estratégia de intervenção do biénio 2012-2013:

  • Dinamizar a Pastoral Social da Diocese
  • Formar e qualificar os agentes de Pastoral Social
  • Aprofundar a ministerialidade dos agentes da Pastoral Social

A partir das 15:30, o Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra encheu, para partilhar umas horas de conversa com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que falou sobre o Bem Comum que precisamos, iniciando a sua comunicação com uma abordagem de tom pessoal: “o Bem Comum para nós, católicos, é uma evidência. ”.

 

Continuar...

 

Dia da Árvore no Farol

Celebrou-se no dia 21 de março de 2012 o Dia da Árvore no Farol – Centro de Alojamento Temporário e Unidade de Longa Duração e Manutenção - momento em que após reflexão do papel de cada um na preservação dos espaços naturais, metemos as mãos na terra, plantamos duas árvores e reformulámos um dos nossos espaços exteriores com a criação de floreiras verticais a partir de matérias reciclados.

Continuar...

 

Dia da Mulher na Comunidade de Inserção Renascer

A Comunidade de Inserção Renascer, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Mulher, promoveu no passado dia 7 de Março um conjunto de actividades dirigidas às mulheres acolhidas e técnicos do Sector da Inclusão Social. (ver fotos e vídeo no separador "Galeria")

Continuar...

 

EID celebrou Dia da Mulher

No passado dia 8 de Março, a Equipa de Intervenção Direta em articulação com o Centro Comunitário São José comemoraram o Dia Internacional da Mulher.

Continuar...

 

No Movimento de março

Dia Cáritas - 11 de março
Carnaval entre Gerações
Educar com afeto e alegria

 

Carnaval no Centro Farol

O Centro de Alojamento Temporário e a Unidade de Longa Duração e Manutenção Farol realizaram no passado dia 17 de Fevereiro a sua festa de Carnaval. (fotos na GALERIA)

Iniciamos os festejos com a recolha e partilha de tradições de Carnaval no nosso país, evidenciando a zona de proveniência de cada um dos participantes. Simultaneamente, e fomentando o sentido criativo, procedemos à construção de cabeleiras carnavalescas individuais e/ou em grupo, seguido de lanche convívio. No dia 23 de Fevereiro os utentes formaram um júri, nomeando e presenteando o melhor trabalho. È de referir que foram construídas sete cabeleiras de carnaval muito criativas e originais.

 

 

Dia das comadres e dos compadres

O Centro de Alojamento Temporário e a Unidade de Longa Duração e Manutenção Farol comemoraram, no passado dia 16 de Fevereiro, o Dia dos Compadres e das Comadres. (fotos na GALERIA)

A essência deste dia pretendeu ser a comemoração e o cultivo da amizade, o cada um sentir-se bem consigo próprio e com quem o rodeia. Acolhemos os utentes do Setor da Inclusão com os quais partilhamos um espaço de convívio e ao mesmo tempo fizemos uma competição saudável, através de campeonatos de sueca e matraquilhos, seguido de lanche convívio. No final do dia os utentes demostraram-se satisfeitos com o convívio.

 

 
Mais artigos...