alt  

 

       

     alt   alt

 

  alt   alt   alt  

 

 

 

 

     CAMPANHA INTERNACIONAL

alt

         Veja a campanha AQUI

 

Carnaval no Sol Nascente/Vihda+

No dia 20 de fevereiro, os Centros Sol Nascente e Vihda + vão realizar uma "Festa de Carnaval", com lanche partilhado, e com apresença de outros equipamentos da área da Inclusão Social da Cáritas diocesana.

 

Marcelo Rebelo de Sousa na Assembleia diocesana de ação social da Igreja

Marcelo Rebelo de Sousa vai orientar a Assembleia Diocesana de ação social da Igreja, no dia 24 de Março.

Cáritas de Coimbra  organiza Curso de Formação para agentes da pastoral social ao longo de um ano.

Estas e outras notícias no Movimento de Fevereiro.

 

"A história das coisas"

Às vezes há muitos recursos que não nos saltam à vista. No nosso separador "GALERIA", temos, por exemplo, um conjunto de links para vídeos web extremamente interessantes. O último que lá colocámos foi "A história das coisas" (The story of stuff). Está legendado em portugues e justifica o tempo gasto a vê-lo. 

 

ATL da Escola Inês de Castro

Baseados no tema do projeto lúdico-pedagógico para os Centros de Atividades de Tempos Livres (ATL), “Um só gesto por mil sorrisos”, o nosso ATL adotou o sub-tema  “Favores em cadeia”, baseado no filme com o mesmo nome, visando criar uma corrente de favores, em que as pessoas trocam o que têm pelo que não têm.

Trabalhamos alicerçados nos objetivos de fomentar boas práticas cívicas e sociais, sensibilizando para o conceito de solidariedade, tendo subjacente a palavra troca e incutindo hábitos de respeito e valorização pelos mais idosos, formando uma corrente de ajuda entre as pessoas.

Quando se pensa em solidariedade, qual é a primeira coisa que nos vem  cabeça? Doar roupas ou brinquedos, contribuir para instituições de caridade ou talvez dedicar algum tempo a ajudar os outros? Sim, a palavra solidariedade comporta tudo isso, mas é muito mais abrangente.

Mas, como tudo na vida, a solidariedade também se aprende. E, por isso, o nosso papel, enquanto educadores de gerações futuras é fundamental. Desde pequenas, as crianças são curiosas e tendem a imitar os adultos. Só que, obviamente, precisam do apoio e orientação para que isso possa acontecer.

Nesta linha, e na sequência do ano europeu do “Envelhecimento ativo e solidariedade intergeracional”, decidimos atuar no terreno com os nossos jovens, fazendo trabalho comunitário com idosos da nossa localidade. Eles abrem-nos as portas de suas casas, nós damos o que temos, na medida do que podemos, tendo em conta o que eles precisam. Recebemos em troca uma recompensa imensa de sorrisos, gratidão e alma cheia.

Ana Costa

 

Aos colaboradores

Caritas Diocesana de Coimbra, Uma Casa a Pensar em Ti

Somos muitos, dispersos geograficamente e com âmbitos de intervenção muito distintos, mas somos os embaixadores da nossa casa na realização de uma mesma missão: defender e promover a dignidade humana, uma tarefa, muitas vezes, difícil e emocionalmente desgastante.

Dando importância à responsabilidade de CUIDAR DOS CUIDADORES, a CDC disponibiliza aos seus colaboradores um pack de benefícios protocolados com diversas instituições, empresas e serviços da região, particularmente nas áreas da saúde, lazer, cultura e desporto (mais detalhes e protocolos no separador COLABORADORES).

 

Campanhas solidárias do ATL da Pedrulha

A elaboração do Plano 2011-12 do Centro Atividades de Tempos Livres da Pedrulha contemplou algumas iniciativas solidárias, entre as quais a LEIA (Leite, Enlatados, Ingredientes vários, Açúcar), que decorreu nos meses de novembro e dezembro, com o objetivo de angariar alimentos e outros bens para distribuir por alunos mais carenciados do Agrupamento e do Centro de Atividades. Foram já entregues 6 cabazes, por ocasião do natal, mas o Centro decidiu prolongar a campanha até ao final do ano escolar, com um produto específico cada mês.

Outra campanha promovida por este Centro é a de recolha de tampinhas e embalagens de plástico com os símbolos 2, 4 ou 5. Os alunos já contribuiram com este método para duas causas, e estão agora empenhados em voltar a contribuir para a causa de Cátia Santos, que tem sido publicitada nos jornais.

 

Gerir€poupar

O Centro Comunitário de Inserção vai realizar uma Formação sobre Literacia Financeira – Gerir€poupar – Faça contas à vida, para técnicos do setor da exclusão social, no dia 20 de Janeiro, entre as 9.30-13.00 e as 14.00 – 17.30, desenvolvida pela Dr.ª Marta Nave da Delegação Regional de Coimbra da DECO.

 

"movimento" de dezembro

Já está on line - menu "recursos", submenu "jornal" - o Movimento de Dezembro, com destaque especial para o 10º aniversário do Centro Comunitário de Inserção e para a festa de Natal dos centros de ATL.

 
Mais artigos...