alt       alt

A partir de Semide, olhando para bem ao longe

LAR DE JOVENS DE SANTA MARIA DE SEMIDE

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem a funcionar um Lar para Jovens (rapazes) desprovidos de meio familiar normal. A Cáritas dirige este Lar desde 1986, quando assumiu a gestão da antiga Escola Profissional de Semide, até então sob a tutela da Assembleia Distrital.

Com a designação de Lar de Jovens de Santa Maria de Semide e atualmente com o Plano SERE+ em funcionamento, acolhe 65 crianças e jovens em risco, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos. Entre as causas do internamento prevalecem problemas de negligência acentuada, maus tratos, abandono escolar, dificuldades socioeconómicas e ausência de suporte familiar.

Pretende-se que, através de um ambiente organizado segundo modelos educativos com regras e rotinas diárias bem definidas, os jovens possam ter um ambiente estruturante e a estabilidade que permitam o seu desenvolvimento global, a aquisição de competências pessoais e sociais, a progressão escolar e formação profissional e a progressiva autonomia individual.

Para além do apoio social, psicológico e psicopedagógico existente na instituição, estão implementadas um conjunto de actividades de complemento escolar e lúdicas, que visam igualmente contribuir para o desenvolvimento global dos menores e sua estabilidade psico-emocional.