alt

  alt      

  alt       alt

  alt       alt

  alt


SAÚDE


Os serviços da Cáritas Diocesana de Coimbra na área da Saúde, para além do campo específico do VIH-Sida (Centro viHda+) e da Unidade de Cuidados de Longa Duração e Manutenção Farol, centram-se sobretudo no Centro Rainha Santa Isabel, junto à sede da Cáritas, que, entre outras respostas sociais, congrega uma Unidade de Cuidados de Longa Duração e Manutenção,  uma Clínica de Medicina Física e Reabilitação, um Internamento para grandes dependentes e ainda Apoio Domiciliário integrado.


Internamento para grandes dependentes
O Centro é uma obra vocacionada prioritariamente para o apoio a pessoas dependentes (não necessariamente idosas) e simultaneamente à reabilitação, na medida das possibilidades de cada pessoa. Trata-se de um edifício de 5 pisos em cuja concepção se teve a preocupação de evitar todas as barreiras arquitectónicas, adaptando funcionalmente os espaços diariamente utilizados por aqueles que possuem um menor grau de autonomia. Todo o equipamento e técnicas utilizadas estão adaptadas ao estado de incapacidade sentido pelos utentes, para os quais dispõe actualmente de 45 camas. 


Unidade de Longa Duração e Manutenção
Desde 2006, o C.R.S.I. alberga uma Unidade de Cuidados Integrados e Continuados de Longa Duração e Manutenção, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados, à qual estão afectas 37 camas.



É uma clínica que serve diariamente o internamento, bem como pessoas do exterior que necessitam de cuidados de medicina física e reabilitação. A detecção e diminuição das sequelas incapacitantes, sofridas ao longo da vida pela pessoa dependente é uma das nossas principais preocupações. Assim, o Centro tem ao dispor dos seus utentes equipamento especializado nas seguintes áreas:
. Cinesiterapia e Mecanoterapia
. Electroterapia
. Termoterapia e Ventiloterapia
. Terapia da Fala
. Terapia Ocupacional
. Hidroterapia
 
Em simultâneo com este serviço, o Centro dispõe de três consultórios médicos que funcionam com as seguintes especialidades:
. Medicina Física e Reabilitação
. Reumatologia
. Psicologia Clínica
. Gerontopsiquiatria
. Medicina Dentária
. Ginecologia
. Oftalmologia
. Ortopedia
. Medicina do Trabalho / Reparação do Dano
. Doenças Infecciosas.
 
No histórico do trabalho da Cáritas Diocesana de Coimbra com doentes, importa ainda registar a formação que manteve durante muitos anos junto das comunidades locais para esta acção, o serviço que prestou na formação de voluntários hospitalares (junto de vários hospitais) e consolidação de um serviço de voluntariado hospitalar junto dos Hospitais da Universidade de Coimbra, bem como a estreita parceria de trabalho que desenvolve actualmente com o Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.



Cuidar os doentes - Centro Rainha Santa Isabel