alt

  alt      

  alt       alt

  alt       alt

  alt


CENTRO DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO


O Centro de Acolhimento Temporário (C.A.T.) funciona no Centro Comunitário Nossa Senhora dos Milagres (Cernache) e acolhe 20 crianças dos 0 aos 6 anos. Recebe, temporariamente, crianças em risco, no período em que se processa o estudo e diagnóstico das suas situações, em ordem a que se dê a cada uma delas um encaminhamento específico.



Por vezes, mais frequentemente do que julgamos, a necessidade de afastamento da criança do seu meio familiar apresenta-se como a única perspectiva de protecção dos seus direitos e necessidades. Isto implica a criação de estruturas de acolhimento, que podem ser diferentes entre si, conforme os casos concretos a que se dirigem. O Centro de Acolhimento Temporário, que a Cáritas mantém em funcionamento em Cernache, acolhe temporariamente, conforme o nome diz, a criança em risco, durante o período em que se processa o estudo e diagnóstico da sua situação.


A necessidade de preservar a segurança, o sigilo e a dignidade das pessoas envolvidas leva a que seja uma acção muito “silenciosa”, e por isso pouco conhecida. Mas o trabalho aqui desenvolvido é muito e envolve múltiplas frentes: desde logo o proporcionar à criança bem-estar físico, saúde, equilíbrio psico-afectivo, socialização, escolaridade (recorrendo sempre que necessário às estruturas educativas e lúdicas existentes no meio envolvente); depois, necessariamente, o trabalho com as famílias; e também o trabalho com as estruturas de serviço social, de justiça, de administração local, até às redes informais de vizinhança da família. Tudo isto em ordem “à melhor solução” para cada caso concreto, em ordem a uma reintegração bem sucedida na família e na comunidade.

  

O Centro está preparado para receber até 20 crianças, de ambos os sexos, dos zero aos 6 anos, podendo o limite máximo ser alargado até aos 7 anos, no caso de irmãos, aplicando-se um regime de excepção. Não é raro receber crianças com apenas alguns dias.