alt

  alt      

  alt       alt

  alt       alt

  alt


CENTRO DE ALOJAMENTO TEMPORÁRIO FAROL


Desde que abriu, em 2005, o Centro de Alojamento Temporário para pessoas em situação de sem abrigo, localizado no Tovim, já recebeu cerca de mil indivíduos de ambos os sexos. Este número pode ajudar a compreender a dimensão do problema dos sem abrigo na cidade de Coimbra e também a dimensão da resposta da Cáritas.


Como alguém dizia, "seria interessante que as pessoas percebessem que alguma tranquilidade de vida do cidadão comum, ao nível por exemplo do pequeno furto, tem por detrás de si respostas sociais como este Alojamento Temporário".


O Centro funciona 24h por dia, proporcionando acolhimento nocturno, serviço de refeições, lavagem e tratamento de roupa, bem como actividades de carácter lúdico, terapêutico e ateliers que vão variando de acordo com as motivações do grupo. No fundo, responde a dois grandes objectivos: o acolhimento efectivo das pessoas em situação de sem abrigo e o trabalhar o máximo possível com elas em ordem à melhoria das suas condições de vida e de autonomia pessoal.


Acolhe diariamente 30 pessoas em regime nocturno e 30 em regime diurno.