alt

  alt      

  alt       alt

  alt       alt

  alt

COMVIDA QUIAIOS














APRESENTAÇÃO

Nome: ComVida Quiaios

Localização: Rua Fonte dos Marecos, nº 11 | Praia de Quiaios |3080-515-QUIAIOS

GPS: 40º13'07.98" N; 8º53'16.33" O

Âmbito de intervenção: Turismo Social

Capacidade: Alojamento - 51 pessoas | Salas - 100 pessoas

Tipo de resposta: Turismo Social



CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O ComVida Quiaios resulta da reestruturação de um equipamento social da Cáritas de Coimbra, localizado na Praia de Quiaios.

Denominado, até 2010, de Centro Social Santo António, a sua ação era direcionada para atividades de formação e lazer, acantonamentos, campos de férias para jovens e colónias de férias para idosos, maioritariamente da Instituição ou da Diocese de Coimbra.

Aberto apenas nos meses de verão, foi sempre considerado um espaço privilegiado pela sua proximidade da praia e da Serra da Boa Viagem e pelos custos acessíveis.

Dada a sua excelente localização e no sentido de alargar o usufruto deste espaço a um maior número de pessoas, muitas delas com recursos escassos, a Cáritas de Coimbra desenvolveu um plano de reestruturação e remodelação da casa, redefinindo espaços: as camaratas deram lugar a quartos (individuais e duplos), os espaços comuns a salas de estar e de convívio confortáveis, sala de conferências, sala-bar e ginásio. No exterior foram igualmente desenvolvidos processos de melhoria de acesso aos espaços naturais e das estruturas de apoio às diversas atividades.

A 08 de abril de 2011, o ComVida Quiaios abriu oficialmente ao público com a realização do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa.

Verificando a necessidade de infraestruturas neste âmbito na região e com o objetivo de valorizar um espaço de ímpar, a Cáritas de Coimbra apostou nos últimos anos na diversificação dos serviços oferecidos e prestados no ComVida Quiaios. Afirmou a promoção do Turismo Social, complementando a oferta com a disponibilização de espaços e a dinamização de atividades (promovidas pela CDC ou através de parcerias).

O ComVida Quiaios é assim o resultado de um projeto de inovação social da Cáritas de Coimbra.


PÚBLICO-ALVO

População em geral


OBJETIVOS DA RESPOSTA

O Turismo responde a uma panóplia de necessidades humanas pelo seu papel social, recreativo, cultural e educativo, devendo por isso ser entendido como um fenómeno social.

Reforçando o seu papel no desenvolvimento do homem, o Turismo Social assume desta forma a dimensão de fenómeno humano a par da dimensão económica que sempre lhe foi identificada.

O Turismo Social é um turismo solidário e sustentável: solidário, porque beneficia todas as populações independentemente da sua condição económica; sustentável, porque contribui para o autofinanciamento e consequente sustentabilidade das Instituições.

O Comvida Quiaios tem como objetivos:

- Promover o acesso de todas as pessoas aos benefícios do turismo, disponibilizando serviços de alojamento e refeições a preços acessíveis;

- Proporcionar bem-estar, lazer, cultura, divertimento e tranquilidade através dos diversos espaços e atividades que oferece;

- Promover a inclusão e a solidariedade social, através da prática de preços sociais;

- Diversificar os serviços de qualidade prestados pela Cáritas de Coimbra, contribuindo para a sustentabilidade da sua ação;

- Atrair novos segmentos de mercado à Praia de Quiaios e à zona Centro;

- Dar resposta a uma necessidade sentida na região;

- Promover o Turismo Social e o Turismo Religioso.


SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

- Alojamento em múltiplos regimes;

- Serviço de refeições;

- Disponibilidade de salas para reuniões, formações e/ou convívios (com capacidade até 100 pessoas);

- Disponibilidade do espaço (interior e exterior) para diversas atividades;

- Organização de festas e eventos;

- Kartcross;

- Mini-Golf.


INFORMAÇÕES ÚTEIS

Site: comvidaquiaios.caritascoimbra.pt

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Facebook: www.facebook.com/comvida.quiaios

Telefone: 239 792 430 | 925 763 653

Horário de funcionamento: 00:00 às 24:00

Reservas: 09:00-17:00