alt   alt

CAMPANHA INTERNACIONAL

Veja a campanha AQUI

Cáritas de Coimbra com participação muito ativa no AAL Forum 2017

A Cáritas de Coimbra participou de forma muito ativa no AAL Forum 2017, realizado em Coimbra, de 2 a 4 de outubro.

Os relatórios com as conclusões desta participação foram hoje partilhados com a Comissão Europeia e o Programa AAL e estão disponíveis para consulta.

A representação da instituição ficou a cargo de Ana Luísa Jegundo, do Departamento de Inovação, que participou na primeira sessão plenária do evento - Debate de prós e contras: o valor percebido das soluções AAL pelos fornecedores, compradores e utilizadores. Aqui foram discutidas as perspetivas dos diferentes atores da cadeia de valor das soluções AAL, tendo ficado salientado a necessidade de existir um maior alinhamento das estratégias nacionais, regionais e europeias em termos de políticas públicas de cuidados de saúde e de serviços sociais, em articulação com a iniciativa privada, por forma a criar alternativas que possam integrar as soluções AAL nas rotinas das pessoas idosas.

A mesma oradora participou no Workshop "Pontes entre a Europa – integrar a saúde e o apoio social de forma inovadora", organizado pela Cáritas Coimbra e moderado por Birgit Morlion, da Comissão Europeia, que contou com a presença de representantes de algumas redes europeias com quem a Cáritas tem vindo a realizar um trabalho de proximidade. A principal conclusão deste debate está relacionada com a necessidade de promover uma estratégia flexível e dinâmica que envolva as diferentes redes europeias, nacionais e regionais e que impulsionem o alinhamento das estratégias públicas no que diz respeito à visão integradora dos cuidados de saúde e do apoio social.

No último dia do evento, Ana Luísa Jegundo moderou o Workshop “Voz aos utilizadores – o AAL já está mesmo nas vossas vidas?" organizado pela AGE Platform Europe e que contou com a presença de representantes de entidades nacionais e europeias representativas dos utilizadores finais; entidades do sistema científico e autoridades públicas. Este debate focou, sobre os diferentes pontos de vista dos oradores, os desafios e potencialidades da utilização das tecnologias AAL pelas pessoas idosas nas suas rotinas diárias e a forma como o seu envolvimento em todo o processo de desenvolvimento tecnológico pode ser potenciado.

O AAL (Active and Assisted Living) Fórum é um dos maiores eventos europeus no âmbito do envelhecimento ativo e saudável aliado à utilização de novas tecnologias e sistemas inteligentes que teve lugar em Portugal, na cidade de Coimbra. Apresenta o melhor da pesquisa e prática atual, com ênfase na promoção da independência e vida social dos mais velhos, e que otimizem os gastos em saúde e apoio social. A edição de 2018 será realizada em Espanha, na cidade de Bilbao.

Relatório do Workshop 5

Relatório do Workshop 19