Levo calor aos refugiados

Os refugiados e as populações mais vulneráveis estão a enfrentar condições inumanas resultantes da vaga de frio que assola a Europa.  As imagens que têm chegado às nossas casas falam por si. Não podemos ficar indiferentes, sob pena de estas pessoas que fugiram à morte, por causa da guerra, virem a sucumbir pela inclemência do tempo.

Impulsionados pela generosa solidariedade a que já nos habituou o [ … ]

Continuar...

Portugueses devem assumir "indignação plena"

Terminou, hoje, Dia Mundial do Refugiado e do Migrante, o 17º Encontro dos Agentes Sociopastorais das Migrações. Nos últimos três dias, em Leiria, reuniram cerca de 70 participantes, em torno da interrogação: “Refugiados: euros ou pessoas?”. Este é um encontro anual, promovido pela Obra Católica Portuguesa das Migrações, a Cáritas Portuguesa, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e a Agência [ … ]

Daniel Serrão deixa testemunho marcante

A Cáritas Portuguesa recorda o médico Daniel Serrão, falecido este domingo, pelo testemunho de católico empenhado e sempre coerente nas suas ideias e na defesa pela dignidade e respeito das pessoas.

Mesmo no avançar da idade, após uma atividade médica intensa e de uma militância católica incansável, já merecedor do descanso, nunca abandonou as suas tarefas, pelo contrário, tinha sempre uma resposta [ … ]

Continuar...

Encontro de Agentes Sociopastorais das Migrações - "Refugiados: Euros ou Pessoas?"

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de janeiro, decorre no Centro Pastoral de Leiria, o Encontro Nacional de Agentes Sociopastorais das Migrações.

2016 foi o ano mais trágico para os homens, mulheres e crianças que deixaram as suas terras de origem por causa da perseguição ou da guerra. Por dia, morreram 14 pessoas no Mediterrâneo, num total que ultrapassou as 5000 vítimas. Segundo o Alto Comissariado das [ … ]