Obra da Editorial Cáritas Vence Prémio Literário


A obra “Crimes e Criminosos no Norte de Portugal. O Alto Minho Oitocentista”, de autoria de Alexandra Esteves, docente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa e publicada pela Editorial Cáritas foi uma das duas obras distinguidas pelo Município de Fafe no âmbito do Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe, para o género "Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional".

O júri, constituído por docentes da Universidade do Minho e do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, justifica a atribuição deste prémio por se tratar de um “trabalho de referência para o estudo da criminalidade oitocentista do Norte de Portugal, além de proceder a uma excelente atualização historiográfica sobre o tema e constituir-se como um estudo bem fundamentado a partir dos fundos dos arquivos locais”.

O Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe - Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional é atribuído de dois em dois anos e visa estimular a publicação de estudos histórico-sociais das realidades de determinada localidade ou região portuguesa, na perspetiva de valorizar um sector de investigação de crescente importância, no quadro do aprofundamento da matriz regional e local do nosso país.

Nos termos do regulamento, o valor do prémio é dividido em duas frações iguais, sendo uma para distinguir as obras dirigidas ao território e aos temas fafenses, premiando o investimento sobre o local, enquanto a outra se dirige a estudos sobre as outras localidades e/ou regiões.

A cerimónia de entrega do Prémio ocorre no próximo dia 25 de Abril, no âmbito da sessão solene comemorativa da efeméride.

e-max.it: your social media marketing partner