Revista Cáritas: repensar o sonho!


Ao fim de três anos de publicação a Revista Cáritas faz uma pausa no seu caminho. Acreditamos que este projeto editorial foi uma enorme oportunidade de renovação na forma de dizer e escrever a ação social da Igreja.

Quando em 2013, no dia 16 de maio, foi lançada a nova Revista Cáritas, o Cónego João Aguiar, então diretor do Secretariado Nacional dos Meios de Comunicação da Igreja, falou do seu lançamento como “um ato de coragem” e disse “a coragem encontra motivos para fazer o que a mera racionalidade poderia desaconselhar. Mesmo que, como neste caso em apreço, em causa esteja apenas a publicação de três números/ano de uma revista.”

Naquela altura foi a necessidade de comunicar que levou a Cáritas a avançar. Num tempo de crise económica e social que deixava também reflexos bem marcantes no meio das comunicações. Avançou-se porque se entendeu que havia espaço e oportunidade para renovar a forma de comunicar a ação da Igreja na pastoral social. Avançámos então porque era esse o momento; recuamos agora porque assim tem de ser.

A concretização da Revista Cáritas foi resultado de um conjunto de muitos bons ventos e de muitas boas vontades. É imprescindível agradecer a todos os que, de uma forma ou de outra, possibilitaram esta aventura; em primeiro lugar à Patricia Reis, Atelier 004, que abraçou este projeto enriquecendo-o com a sua originalidade, a sua criatividade e a sua entusiasmante forma de comunicar; a toda a equipa da 004, a todos os jornalistas, a todos os que através da palavra ou da imagem souberam dizer “caritas”.

A cada um dos, a cada uma das assinantes deixo também o nosso agradecimento pelo interesse e pela persistência com que acreditaram no nosso trabalho.

Uma nova série da Revista Cáritas virá a público oportunamente, estamos certos!


e-max.it: your social media marketing partner