+Próximo em Castelo Branco


O Programa “+ Próximo” motivou um encontro, no dia 16 de maio, na Cáritas Interparoquial de Castelo Branco. Foi uma sessão moderada localmente, pela técnica Fátima Santos, que reuniu cerca de 60 pessoas e que contou também com a presença do presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre/Castelo Branco, Elicídio Bilé, e dos responsáveis nacionais do Programa.

Esta é uma das muitas ações que vão decorrendo em todo o país e que têm como objetivo congregar todos os protagonistas locais da ação social. Para a Cáritas Portuguesa o “+Próximo” tem o focou da sua atenção na perspetiva de animação e qualificação e, traduz-se em sete módulos formativos que estão ao dispor das dioceses e das comunidades paroquiais em ordem à dinamização da ação social da Igreja. Para além destes aspetos que promovem o reforço da resposta social local e nacional, este Programa é uma resposta da Igreja e à Igreja que vem ao encontro do ser humano, sobretudo, nas situações de maior fragilidade e na qual os cristãos e as comunidades são chamados a ser intervenientes, de uma forma organizada.

Neste encontro esteve em destaque o módulo “Pastoral Penitenciária: o que é e que desafios para as paróquias?” refletindo-se, concretamente, sobre algumas das suas interpelações a nível da Prevenção, Reclusão e Reinserção.

Atualmente a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco prepara-se para dar inicio ao “Voluntariado de proximidade” cujo potencial de aplicabilidade vai ao encontro da sua realidade.

e-max.it: your social media marketing partner