Parlamento Europeu distingue apoio português a refugiados


A Cáritas Portuguesa congratula-se com a atribuição do prémio "Cidadão Europeu 2017" à PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados. Este prémio, atribuído pelo Parlamento Europeu, reconhece pessoas e organizações com trabalhos que promovem a integração europeia e vem destacar, desta forma, a capacidade de resposta que foi dada pela sociedade civil portuguesa perante uma das maiores crises humanitárias que a Europa já enfrentou.

A Cáritas Portuguesa, é um dos membros fundadores desta plataforma que desde 2015 reúne organizações da sociedade civil, com o objetivo de apoiar o acolhimento de refugiados do conflito na Síria, em duas linhas:


1- PAR Famílias para a integração de refugiados em Portugal através de uma rede de instituições anfitriãs.

2- PAR Linha da Frente para apoiar os refugiados nos países de origem.

Em Portugal a Cáritas acolheu já 8 famílias, através da Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, Cáritas Diocesana de Coimbra, Cáritas Diocesana de Viseu e Cáritas Paroquial da Caranguejeira, na Diocese de Leiria. Este acolhimento corresponde a 37 pessoas (16 adultos e 21 menores). No seu conjunto a Plataforma PAR conta atualmente com 528 refugiados em 83 instituições anfitriãs.

No que toca à “PAR Linha da Frente”, a Cáritas Portuguesa tem também dado o seu contributo através da sua rede internacional. Em 2015, a Cáritas do Líbano foi apoiada com uma verba no valor de 110 mil euros, para assegurar a distribuição de vouchers mensais de alimentação e produtos de higiene, bem como cuidados de saúde primários a um total de 930 pessoas no Vale de Beqaa, junto à fronteira com a Síria. Também em Lesvos, os voluntários do PAR Linha da Frente – Grécia estão a colaborar com a Cáritas local na manutenção e atividades proporcionadas pelo Centro de Acolhimento a famílias refugiadas mais vulneráveis.

Recorde-se que no próximo dia 20 de junho se assinala, em todo o mundo, do Dia do Refugiado. Uma nova oportunidade para lembrar que existem atualmente, identificados, 4.597.436 de refugiados que fogem da guerra na Síria. Cerca de metade são crianças.

e-max.it: your social media marketing partner