Cáritas vai recuperar 40 casas em Pedrogão Grande


A ação da Cáritas no terreno faz-se através das Cáritas Diocesanas. No caso das zonas afetadas pelos incêndios da zona centro trata-se da Cáritas Diocesana de Coimbra que começou a trabalhar no terreno logo que se percebeu a dimensão da catástrofe. Quando ainda havia fogos por extinguir, a Cáritas deslocou-se ao local e um conjunto de técnicos e voluntários instalaram-se no Centro Paroquial de Pedrogão Grande, para responder à fase de emergência.

 Esteve aquela primeira semana com as populações de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis e Pampilhosa da Serra com o objetivo de responder às primeiras necessidades das pessoas/famílias afetadas pelos incêndios. Foi montada a logística para a entrega de bens essenciais (alimentação, produtos de enfermagem, vestuário, produtos de higiene pessoal) e sinalização das primeiras situações a apoiar.

Esta equipa ainda está no terreno com técnicos e voluntários, para a fase de apoio e com a equipa de logística, no centro paroquial, em dias e períodos definidos, para receber os donativos ou para entregar apoios sinalizados pela equipa no terreno. Mantém ainda, os contatos com entidades e particulares, a partir desta fase, com o objetivo de reunir parceiros e agilizar processos para a reconstrução e recheio das habitações.

Ao longo do último mês, os técnicos da Cáritas de Coimbra concretizaram 100 visitas às famílias dos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, onde responderam às necessidades básicas e urgentes e procederam ao registo pormenorizado das famílias e pessoas afetadas pelos incêndios, bem como das suas perdas (humanas, bens e animais). Em alguns casos, as necessidades ao nível do recheio e recuperação das habitações foram resolvidas, resultado da generosidade de particulares, associações e empresas que foram entregando bens para as residências.

Ao longo destas quatro semanas a Cáritas de Coimbra, em articulação com outras entidades, paróquias e 100 voluntários, chegou a mais de 200 famílias. A realização desta ação tem sido resultado da generosidade de 200 empresas, instituições, associações e particulares, que se juntaram para apoiar as famílias e confiaram à Cáritas de Coimbra a sua intermediação.

Após análise exaustiva de cada processo, e tendo como critério as situações de primeira habitação e casos sociais, a Cáritas de Coimbra assumiu o compromisso de reconstrução de 40 habitações (21 reconstrução total e 19 reconstrução parcial), sendo 20 em Castanheira de Pera, 15 em Pedrogão Grande, 3 na Sertã, 1 em Figueiró dos Vinhos e 1 em Góis.

e-max.it: your social media marketing partner