Campanhas Campanhas Internacionais

é uma campanha promovida pela Caritas Internationalis, que decorre durante os próximos dois anos, é um despertar de consciências que irá promover o estreitar de relações entre migrantes, refugiados e as comunidades locais. Trata-se da resposta ao apelo do Papa Francisco para a promoção da “cultura do encontro” – olhar para as pessoas em mobilidade com humanidade, abrir os corações e as mentes, mudar de perspetiva.

A Cáritas irá destacar os desafios e os efeitos da migração, aproveitando a força da sua rede internacional, mais de 160 em todo o mundo, para apelar a uma mudança de mentalidade. A campanha será reforçada pelo apoio da ACT Alliance, uma rede de 145 agências cristãs em todo o mundo e um conjunto alargado de outras congregações religiosas e grupos da sociedade civil.

Cardinal Luis Antonio Tagle, President of Caritas Internationalis – também ele descendente de uma criança migrante lembra, “Através de ‘Partilhar a Viagem’ estamos a pedir uma coisa muito simples a todas as pessoas: procurem conhecer um migrante nas suas comunidades. Olhem-nos nos olhos, ouçam as suas histórias, saibam porque saíram dos seus países, como foi a sua viagem.”

“Este tempo de tantas conexões, este é um convite a todos e cada um de nós para ver como podemos estar realmente unidos. Esperamos promover o despertar para um exame da nossa consciência coletiva e dos nossos sistemas de valores”.

Estaremos também a acompanhar a Conferência das nações Unidas sobre Migrações, em setembro de 2018, onde serão adotados os dois Pactos Globais sobre Migrações e Refugiados. A Caritas quer que esses dois novos acordos internacionais assegurem condições de migração segura e legal e aumentem a proteção das pessoas em movimento.

Para a Cáritas Portuguesa, participar nesta campanha é também uma oportunidade de desafiar a tendência a que se assiste para a indiferença, consequência do individualismo das sociedades que veem as pessoas apenas como consumidores, esquecendo-se da sua profunda humanidade".

Contactos para mais informações:

“Convido-vos a procurar nas vossas comunidades quem são os migrantes que nela vivem. Quem são essas pessoas que vêm de longe e que quase sempre estão diante dos nossos olhos, mas a quem não vimos? Este é o momento de olharmos para elas e de nos aproximarmos. Este é o momento para Partilhar a Viagem.”

Guia da campanha

Galeria de fotografias

Materiais de campanha disponíveis no site http://journey.caritas.org e na pasta de partilha http://goo.gl/kv4uTY

e-max.it: your social media marketing partner