Partilhar a Viagem: de braços bem abertos!


O Papa Francisco lançou, no Vaticano, a 27 de setembro, a campanha internacional da Cáritas - Partilhar a Viagem. A campanha, que decorre nos próximos dois anos, é um despertar de consciências para o estreitar relações entre migrantes, refugiados e as comunidades locais.

Trata-se da resposta ao apelo do Papa Francisco para a promoção da “cultura do encontro” – olhar para as pessoas em mobilidade com humanidade, abrir os corações e as mentes, mudar de perspetiva. A Cáritas irá destacar os desafios e os efeitos da migração, aproveitando a força da sua rede internacional, mais de 160 em todo o mundo, para apelar a uma mudança de mentalidade. A campanha será reforçada pelo apoio da ACT Alliance, uma rede de 145 agências cristãs em todo o mundo e um conjunto alargado de outras congregações religiosas e grupos da sociedade civil.

Em Portugal o lançamento da campanha aconteceu em Lisboa, no Padrão dos Descobrimentos e contou com a participação do selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, com o escritor e contador de histórias argentino Rodolfo Castro, que com a ajuda da jornalista Alice Vilaça, partilharam as suas experiências, dificuldades e as motivações que os levaram a deixar as suas casas.

Para a Cáritas Portuguesa, participar nesta campanha é também uma oportunidade de desafiar a tendência a que se assiste para a indiferença, consequência do individualismo das sociedades que veem as pessoas apenas como consumidores, esquecendo-se da sua profunda humanidade.



e-max.it: your social media marketing partner