A Cáritas na resposta às emergência


As situações de emergência são uma das atividades específicas da Cáritas, por isto, em finais de novembro, o Conselho Geral refletiu, com a colaboração do especialista Duarte Caldeira, sobre a forma de atuação em situação de catástrofes.

As experiências vividas, recentemente, no âmbito dos incêndios florestais foram partilhadas pelos representantes das Cáritas das regiões afetadas e a partir da realidade, das dificuldades e da aprendizagem feita a partir do terreno, ficou evidente a necessidade de se levar mais longe a estruturação da resposta da Cáritas em situações de emergência.

O primeiro passo será o desenvolver de um plano de ação assente em quatro pilares: Planeamento, Organização, Coordenação, Avaliação. Para alcançar este objetivo foi constituído um grupo de trabalho com a participação de 6 Cáritas Diocesanas.

Este grupo reuniu primeira vez no passado dia 20 de dezembro com o objetivo de começar a trabalhar na definição de uma estrutura de resposta, fundamental para quem for chamado a agir na rede Cáritas.

e-max.it: your social media marketing partner