Editorial Cáritas une Instituto Politécnico de Bragança e Cáritas Diocesana


A Editorial Cáritas, acaba de formalizar um protocolo de Cooperação com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda. Este protocolo prevê a edição da melhor tese de Mestrado na área de investigação em Serviço Social. O júri que irá apreciar e selecionar as teses a editar será constituído por um representante de cada instituição.

Através deste protocolo foi também instituído, na diocese de Bragança-Miranda, o Prémio Pe. Telmo Ferraz. Trata-se de uma iniciativa que vem reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Pe. Telmo Ferraz, uma figura local identificada pela Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda e que se tem destacado na área social, sobretudo, no que diz respeito à construção de barragens no interior e à obra do Pe. Américo, atualmente a trabalhar em Angola associado à Obra da Rua. Este prémio distinguirá, em cada ano, a melhor tese de mestrado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, na área social.

A assinatura deste protocolo e das suas implicações foi anunciada no âmbito do encontro “A Aliança do Pensar e do Fazer” que decorreu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, uma iniciativa da Editorial Cáritas, em parceria com a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda e o próprio Instituto.

A Editorial Cáritas apresentou neste mesmo dia a obra “O Cuidar como relação de ajuda – Por uma ética teológica do cuidar” e uma comunicação sobre a identidade e missão da própria Editorial, com o titulo “Ars Scribendi. Do Compromisso entre o Pensar e o Fazer”.

A sessão, com uma participação de mais de 150 pessoas, contou com a presença de Francisco Ribeiro Alves, diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Joaquina Ramos, vice-presidente da direção da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, Paulo Ramalho, da direção da Cáritas Portuguesa, Fernanda Silva, vereadora da Cultura e da Ação Social da Câmara Municipal de Bragança, o Pe. Fernando Fontoura, em representação de D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda e o Eng.º António Lage Raposo, da Editorial Cáritas.

Para a Cáritas, parcerias como a que agora se estabeleceu em Bragança e as sessões de apresentações das suas obras são uma oportunidade de dar continuidade à sua missão que, para além de assistencial, se prende com o evidenciar da promoção da pessoa humana através da congregação de múltiplos agentes das comunidades.

e-max.it: your social media marketing partner