10 milhões de estrelas - Um gesto pela PAZ 2016

«A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é um compromisso que, anualmente, a Cáritas pretende que seja partilhado por todos os portugueses – um compromisso com a Paz no Mundo.

De 19 de novembro até janeiro de 2017, todos os que, para além de assumirem este compromisso, quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela (nos seguintes locais), pelo valor simbólico de 1€, que nos ajudará a apoiar pessoas e famílias em situação de pobreza.

As verbas que resultam desta campanha, revertem, em 65%, para as Cáritas Diocesanas, que a aplicarão em projetos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência; e em 35%, para dar resposta a necessidades de várias famílias vulneráveis de refugiados apoiadas pela Cáritas da Grécia.

"Deus não desistiu de amar o mundo e conta connosco. Quando damos com amor sincero superamo-nos, dando lugar no coração a outras pessoas mais necessitadas. E assim, num Gesto pela Paz com a Cáritas Portuguesa, estamos a colaborar para a beleza do mundo. A generosidade gera felicidade!”» (D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa)

Pode adquirir as velas na Cáritas Diocesana, escolas, paróquias e algumas empresas, designadamente, no Pingo Doce.

 

Semana da Tolerância - 2016

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris (onde os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais").

A propósito da data, a Equipa dos Migrantes de Viana do Castelo, da qual faz parte a Cáritas Diocesana através do Centro Local de Apoio à Integração dos Migrantes, convida para a "Semana da Tolerância", entre 15 e 27 de novembro.

Para mais informações: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza celebra-se a 17 de outubro.

A data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 1992, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano.

"Saia que...A pobreza causa sofrimento? O desemprego ou o medo de perder o emprego, o endividamento e o empobrecimento têm efeitos imiediatos no equilíbrio emocional dos cidadãos e consequências tais como a ansiedade, depressão, perda de auto-estima, desespero e até suicídio?" (EAPN)

 

 

Não podemos fazer de conta que isto não nos diz respeito!

Digamos NÃO à pobreza.

 

Recolha nacional de material escolar | ano letivo 2016/2017

Nos dias 3 e 4 de Setembro de 2016 irá realizar-se, uma vez mais, a campanha de recolha de material escolar nas lojas Continente e Modelo Continente. Esta campanha é promovida pela Cáritas Portuguesa, pelo Instituto de Apoio à Criança e pela Karingana Wa Karingana. O objectivo é o de recolher material escolar para ser distribuído, no início do ano escolar, às crianças que dele mais necessitam.

Na Diocese de Viana do Castelo, a recolha de material far-se-á nas lojas da Meadela, Monção e Ponte de Lima e será entregue às crianças que são apoiadas pela Cáritas Diocesana.

 

Cáritas - Apoio à Madeira

A dimensão dantesca que os incêndios atingiram nas últimas horas, em especial na Madeira, exige gestos concretos.

Em resposta às dezenas de pessoas que têm contactado a Cáritas, foi aberta uma conta solidária com o nome “Cáritas ajuda a Madeira” para agilizar o apoio de emergência necessário para as populações mais atingidas. Para apoiar basta fazer uma transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0697 0059 7240130 28, da CGD - ou dirigir-se a um balcão da mesma e, através do nome da conta, fazer o donativo pretendido.

A Cáritas Portuguesa esclarece que a campanha canalizada para a Madeira se prende com a dimensão desta catástrofe na ilha. No entanto, garante que não irá descurar o apoio ao resto do país e “que todos aqueles que ficarem desalojados, devido à destruição das suas casas, na sequência dos incêndios que ocorrem no norte do país, serão também ajudados, na medida das suas possibilidades”.

Para a emissão de recibos deverá enviar o seu nome, morada, nº de contribuinte e comprovativo de donativo para o endereço eletrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .