Caminhada da Diversidade Cultural | 2016

Inserida na Semana da Diversidade Cultural, domingo, dia 22 de maio, às 10h00, terá início mais uma edição da "Caminhada da Diversidade Cultural". Trata-se de uma caminhada solidária, para a qual os participantes se inscrevem com a entrega de uma lata de conserva, revertendo para a Cáritas Diocesana.

Contamos convosco!

Semana da Diversidade Cultural | 2016

No âmbito do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, 21 de maio, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, o Município de Viana do Castelo vai celebrar a Semana da Diversidade Cultural, com um conjunto de atividades que têm como principal objetivo promover o diálogo intercultural e a integração dos cidadãos estrangeiros na comunidade de acolhimento. Esta Semana é organizada pela Equipa dos Migrantes, da qual fazem parte o Centro Local para a Integração dos Migrantes da Cáritas, o Gabinete de Relações e Cooperação Internacional da Câmara Municipal, as Escolas Secundárias de Monserrate e de Santa Maria Maior e o Instituto de Segurança Social, e insere-se no Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes.

Consignação de 0,5% do IRS - Apoie a Cáritas

À semelhança dos anos anteriores, por esta altura a Cáritas lança a campanha de consignação de 0,5% do IRS, que tem como objetivo alertar os contribuintes para a possibilidade de, gratuitamente, doarem 0,5% do IRS e contribuírem, assim, para apoiar a nossa missão.

Para doações à Cáritas, os contribuintes têm agora que preencher o campo 1101 do quadro 11 do modelo 3 com o NIF 500 291 756.

Contamos convosco.

Semana Cáritas 2016

Como programada, a Semana Cáritas foi extensiva a toda a Diocese. Houve a permuta de vivências, promoção e partilha da solidariedade através do Peditório de Rua, realizado nas principais localidades da Diocese.

O Dia Cáritas foi comemorado no fim-de-semana de 27 e 28 de Fevereiro. Como habitualmente, nas eucaristias dominicais a coleta reverteu em benefício da Cáritas Diocesana.

De forma, sui generis as paróquias de Vitorino das Donas e Facha, do arciprestado de Ponte de Lima, promoveram uma campanha de solidariedade, angariando enorme quantidade de géneros alimentares, que bem recheada deixou a nossa despensa.

Estas paróquias já nos vão habituando a ações semelhantes.

Dia Diocesano da Cáritas

27 de Fevereiro de 2016

Paróquia de Arcozelo, Ponte de Lima

A Paróquia de Arcozelo preparou-se com generosidade e grandeza para comemorar com o Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, o Dia Cáritas de 2016.

A celebração eucarística, muito participada e interagida foi o momento mais alto da cerimónia.

Na altura própria o Bispo de Viana do Castelo, tomando como referência o tema da Cáritas Portuguesa “Cáritas Coração da Igreja no Mundo”, falou no trabalho da Cáritas na Igreja e na sociedade, da sua atitude perante os que mais sofrem, acolhendo-os e fazendo das dores alheias as suas próprias preocupações.

No final da missa, o Bispo Diocesano empossou a nova Cáritas Inter-Paroquial de Arcozelo, Bertiandos, Santa Comba e Sá, do arciprestado de Ponte de Lima.

O Presidente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo desejou à nova Cáritas Inter-Paroquial os melhores êxitos e bom trabalho. Prometeu colaboração e amizade fraterna.

Nas instalações paroquiais de Arcozelo seguiram-se momentos de confraternização.

A constituição deste grupo da Cáritas ficou a dever-se ao empenhamento, trabalho, dinamismo e dedicação do jovem Pároco, Padre Ricardo Miguel de Araújo Barbosa.

Estiveram presentes vários grupos das Cáritas Paroquiais, o Presidente da Sociedade de S. Vicente de Paulo e ainda outros Grupos de Vicentinos de várias paróquias da Diocese.

Sessão de sensibilização sobre Acolhimento de Refugiados

No dia 25 de fevereiro, na Escola Secundária de Monserrate, teve lugar uma Sessão de Sensibilização sobre Acolhimento de Refugiados, organizada pela Despertar, na sequência de uma proposta da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).

A sessão foi moderada por Ana Margarida Silva, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e contou com a colaboração de Ana Rodrigues, representante da CNIS/PAR, e de Nadir Faria, representante da Cáritas Diocesana, enquanto mediadora do CLAII. "Ana Rodrigues que, tendo chegado recentemente de trabalho no terreno (Atenas e Lesbos), trouxe-nos para além da "visão" do que por lá se passa, muita informação relevante e esclarecedora face aos mitos, medos e preconceitos que por vezes "chocam" e prejudicam a abordagem humana e solidária que devemos ter perante a catástrofe humanitária dos refugiados que a Europa vive".

Estiveram, também, presentes várias pessoas da comunidade vianense que tiveram oportunidade de expressar dúvidas e opiniões relativamente à questão dos refugiados.