Programa + Próximo

Terá lugar no próximo dia 1 de julho a formação "Atendimento Social de Proximidade". Esta formação destina-se a Voluntários da Cáritas Diocesana, das Cáritas Paroquiais, a Vicentinos e a todas as pessoas de outros movimentos ligados a estruturas da ação sócio-caritativa. O programa para a formação é o seguinte:

14h15

Acolhimento

14h30

• Oração
  • Doutrina Social da Igreja – Monsenhor Dr. Reis Ribeiro, Assistente Eclesiástico da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo
  • Debate

15h30

• O atendimento social de proximidade – Dra. Lígia Cunha, Socióloga da Cáritas Diocesana de Braga
  • Debate

17h30

Encerramento

Dia Mundial do Refugiado

Celebra-se a 20 de junho o Dia Mundial do Refugiado.

“Refugiado é o estrangeiro ou apátrida que, receando com razão ser perseguido em consequência de atividade exercida no Estado da sua nacionalidade ou da sua residência habitual em favor da democracia, da libertação social e nacional, da paz entre os povos, da liberdade e dos direitos da pessoa humana ou em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, convicções políticas ou pertença a determinado grupo social, se encontre fora do país de que é nacional e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a proteção desse país ou o apátrida que, estando fora do país em que tinha a sua residência habitual, pelas mesmas razões, não possa ou, em virtude do referido receio, a ele não queira voltar (Lei do Asilo)”

Uma em cada 113 pessoas, em todo o mundo, é refugiada ou deslocada.

Que consigamos abrir as nossas mentes e os nossos corações e não esquecer os milhões de pessoas que se encontram nesta situação.

"Para que as luzes do outro sejam percebidas por mim devo por bem apagar as minhas, no sentido de me tornar disponível para o outro." (Mia Couto)

Conferência da Cáritas na ESE-IPVC

Decorreu, hoje, no auditório da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, a Conferência com sessão de apresentação dos livros «A Consciência Social da Igreja Católica – 124 anos de História 1891-2015» de Portugal – O Caso do Alto Minho Oitocentista» de Alexandra Esteves, de Domingos Lourenço Vieira e «Crimes e Criminosos no Norte.

Caminhada da Diversidade Cultural | 2016

Inserida na Semana da Diversidade Cultural, domingo, dia 22 de maio, às 10h00, terá início mais uma edição da "Caminhada da Diversidade Cultural". Trata-se de uma caminhada solidária, para a qual os participantes se inscrevem com a entrega de uma lata de conserva, revertendo para a Cáritas Diocesana.

Contamos convosco!

Semana da Diversidade Cultural | 2016

No âmbito do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, 21 de maio, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, o Município de Viana do Castelo vai celebrar a Semana da Diversidade Cultural, com um conjunto de atividades que têm como principal objetivo promover o diálogo intercultural e a integração dos cidadãos estrangeiros na comunidade de acolhimento. Esta Semana é organizada pela Equipa dos Migrantes, da qual fazem parte o Centro Local para a Integração dos Migrantes da Cáritas, o Gabinete de Relações e Cooperação Internacional da Câmara Municipal, as Escolas Secundárias de Monserrate e de Santa Maria Maior e o Instituto de Segurança Social, e insere-se no Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes.