Semana Nacional da Cáritas | 2017

Levo calor aos Refugiados’

Segundo a Cáritas Grécia “Estão a queimar tudo o que podem para se aquecerem, o que é extremamente perigoso e coloca os locais em forte risco de incêndio”.

A Cáritas Portuguesa lançou, em 18 de Janeiro, a campanha nacional “Levo Calor aos Refugiados” para auxiliar os refugiados e as populações mais vulneráveis que se encontram no Leste e Sul da Europa, em condições inumanas, muitos correndo o risco de morrer devido às baixas temperaturas que assolaram o continente.
“Durante a noite, as temperaturas baixam até aos -20ºC em algumas zonas. Milhares de refugiados dormem em barracas feitas de pano dos sacos que, outrora, levaram arroz ou farinha. Porque são tantos que nem todos cabem nessas barracas, muitos vivem ao relento, outros em campos ou edifícios abandonados e muitos não resistem a estas duríssimas condições. E as crianças na fragilidade das suas condições físicas? Levemos-lhes o calor do nosso donativo que é a expressão do calor do nosso coração”, apela Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

Para que a ajuda enviada atinja a maior eficácia, a Cáritas Portuguesa precisa de enviar, o mais depressa possível, um donativo para auxiliar as famílias da população local mais vulnerável que lhes permita adquirir lenha, garantir acesso à eletricidade, comida e cobertores.

O apelo está lançado e quem quiser colaborar poderá fazê-lo através da conta "Levo calor aos refugiados", com o NIB 0033 0000 0109004015012 do Millenium BCP ou através da entidade/referência 22222 nas redes de Multibanco, até 31 do corrente mês. O apelo dirige-se, também a empresas que estejam em condições de o fazer, pois os portugueses, nos últimos anos, têm respondido com tanta generosidade que reconhecemos as suas dificuldades. Porém, sabemos que, mesmo assim, não deixarão de ser solidários. A Cáritas recorda que o pouco de muitos faz muito!

“As pessoas nem sequer podem beber água ou tomar um banho, porque a água está congelada. Não há aquecimento. As comunidades locais estão a distribuir lenha e fornos elétricos. Estão a queimar tudo o que podem para se aquecerem, o que é extremamente perigoso e coloca os locais em forte risco de incêndio.”, afirmou Maristella Tsamatropoulou da Cáritas Grécia.

Já Daniele Bombardi, coordenadora da Cáritas Italiana na Sérvia, informou que “os campos estão sobrelotados, e em Belgrado milhares de pessoas dormem ao ar livre. A Cáritas está na linha da frente na ajuda humanitária a refugiados, distribuindo roupas quentes, comida e medicamentos”.

O papel da Cáritas Portuguesa no apoio aos refugiados em invernos anteriores:
2016 – Apoio ao inverno no Líbano no valor de 25.000,00€, que proporcionou aquecimento durante 6 meses para 120 refugiados.
2016 – Apoio ao inverno na Síria no valor de 13.600,00€ para distribuição de roupas de inverno para 335 crianças refugiadas.

10 milhões de estrelas - Um gesto pela PAZ 2016

«A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é um compromisso que, anualmente, a Cáritas pretende que seja partilhado por todos os portugueses – um compromisso com a Paz no Mundo.

De 19 de novembro até janeiro de 2017, todos os que, para além de assumirem este compromisso, quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela (nos seguintes locais), pelo valor simbólico de 1€, que nos ajudará a apoiar pessoas e famílias em situação de pobreza.

As verbas que resultam desta campanha, revertem, em 65%, para as Cáritas Diocesanas, que a aplicarão em projetos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência; e em 35%, para dar resposta a necessidades de várias famílias vulneráveis de refugiados apoiadas pela Cáritas da Grécia.

"Deus não desistiu de amar o mundo e conta connosco. Quando damos com amor sincero superamo-nos, dando lugar no coração a outras pessoas mais necessitadas. E assim, num Gesto pela Paz com a Cáritas Portuguesa, estamos a colaborar para a beleza do mundo. A generosidade gera felicidade!”» (D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa)

Pode adquirir as velas na Cáritas Diocesana, escolas, paróquias e algumas empresas, designadamente, no Pingo Doce.

Semana da Tolerância - 2016

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris (onde os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais").

A propósito da data, a Equipa dos Migrantes de Viana do Castelo, da qual faz parte a Cáritas Diocesana através do Centro Local de Apoio à Integração dos Migrantes, convida para a "Semana da Tolerância", entre 15 e 27 de novembro.

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza celebra-se a 17 de outubro.

A data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 1992, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano.

"Saia que...A pobreza causa sofrimento? O desemprego ou o medo de perder o emprego, o endividamento e o empobrecimento têm efeitos imiediatos no equilíbrio emocional dos cidadãos e consequências tais como a ansiedade, depressão, perda de auto-estima, desespero e até suicídio?" (EAPN)

Não podemos fazer de conta que isto não nos diz respeito!

Digamos NÃO à pobreza.