Recolha nacional de material escolar | ano letivo 2016/2017

Nos dias 3 e 4 de Setembro de 2016 irá realizar-se, uma vez mais, a campanha de recolha de material escolar nas lojas Continente e Modelo Continente. Esta campanha é promovida pela Cáritas Portuguesa, pelo Instituto de Apoio à Criança e pela Karingana Wa Karingana. O objectivo é o de recolher material escolar para ser distribuído, no início do ano escolar, às crianças que dele mais necessitam.

Na Diocese de Viana do Castelo, a recolha de material far-se-á nas lojas da Meadela, Monção e Ponte de Lima e será entregue às crianças que são apoiadas pela Cáritas Diocesana.

Cáritas - Apoio à Madeira

A dimensão dantesca que os incêndios atingiram nas últimas horas, em especial na Madeira, exige gestos concretos.

Em resposta às dezenas de pessoas que têm contactado a Cáritas, foi aberta uma conta solidária com o nome “Cáritas ajuda a Madeira” para agilizar o apoio de emergência necessário para as populações mais atingidas. Para apoiar basta fazer uma transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0697 0059 7240130 28, da CGD - ou dirigir-se a um balcão da mesma e, através do nome da conta, fazer o donativo pretendido.

A Cáritas Portuguesa esclarece que a campanha canalizada para a Madeira se prende com a dimensão desta catástrofe na ilha. No entanto, garante que não irá descurar o apoio ao resto do país e “que todos aqueles que ficarem desalojados, devido à destruição das suas casas, na sequência dos incêndios que ocorrem no norte do país, serão também ajudados, na medida das suas possibilidades”.

Para a emissão de recibos deverá enviar o seu nome, morada, nº de contribuinte e comprovativo de donativo para o endereço eletrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Programa + Próximo

Terá lugar no próximo dia 1 de julho a formação "Atendimento Social de Proximidade". Esta formação destina-se a Voluntários da Cáritas Diocesana, das Cáritas Paroquiais, a Vicentinos e a todas as pessoas de outros movimentos ligados a estruturas da ação sócio-caritativa. O programa para a formação é o seguinte:

14h15

Acolhimento

14h30

• Oração
  • Doutrina Social da Igreja – Monsenhor Dr. Reis Ribeiro, Assistente Eclesiástico da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo
  • Debate

15h30

• O atendimento social de proximidade – Dra. Lígia Cunha, Socióloga da Cáritas Diocesana de Braga
  • Debate

17h30

Encerramento

Dia Mundial do Refugiado

Celebra-se a 20 de junho o Dia Mundial do Refugiado.

“Refugiado é o estrangeiro ou apátrida que, receando com razão ser perseguido em consequência de atividade exercida no Estado da sua nacionalidade ou da sua residência habitual em favor da democracia, da libertação social e nacional, da paz entre os povos, da liberdade e dos direitos da pessoa humana ou em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, convicções políticas ou pertença a determinado grupo social, se encontre fora do país de que é nacional e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a proteção desse país ou o apátrida que, estando fora do país em que tinha a sua residência habitual, pelas mesmas razões, não possa ou, em virtude do referido receio, a ele não queira voltar (Lei do Asilo)”

Uma em cada 113 pessoas, em todo o mundo, é refugiada ou deslocada.

Que consigamos abrir as nossas mentes e os nossos corações e não esquecer os milhões de pessoas que se encontram nesta situação.

"Para que as luzes do outro sejam percebidas por mim devo por bem apagar as minhas, no sentido de me tornar disponível para o outro." (Mia Couto)

Conferência da Cáritas na ESE-IPVC

Decorreu, hoje, no auditório da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, a Conferência com sessão de apresentação dos livros «A Consciência Social da Igreja Católica – 124 anos de História 1891-2015» de Portugal – O Caso do Alto Minho Oitocentista» de Alexandra Esteves, de Domingos Lourenço Vieira e «Crimes e Criminosos no Norte.