Formação "Economia familiar e empreendedorismo"

A Cáritas Diocesana iniciou no passado dia 16 de Maio uma formação destinada aos seus utentes.

A formação é constituída por 6 sessões, com a duração de 2 horas cada, e dividida em três módulos:

1)      Empreendedorismo – noções básicas;

2)      Economia familiar;

3)      Desenvolvimento pessoal.

Esta formação tem como objetivo o desenvolvimento pessoal; a capacitação para uma melhor gestão nas áreas da alimentação, higiene, saúde e vestuário familiares; assim como, capacitar para o desenvolvimento de atividades por conta própria, como complemento aos rendimentos dos participantes que são reduzidos.

Campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome | Maio 2016

A próxima campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome decorrerá nos dias 27 e 28 de maio.

A Cáritas Diocesana tem um Acordo de Apoio Alimentar com o Banco Alimentar de Viana do Castelo. A referida instituição doa diversos produtos alimentares, contribuindo para o global dos bens distribuídos pela Cáritas Diocesana às famílias carenciadas.

A Cáritas Diocesana contribuirá para este momento de partilha, através de alguns dos seus voluntários que estarão de apoio ao armazém do Banco Alimentar nos dias da campanha. Também poderá fazê-lo, inscrevendo-se como voluntário para colaborar no armazém nos seguintes turnos: 10h às 13h | 13h às 17h | 17h às 21h | 21h às 24h, através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Caminhada Solidária

Domingo, dia 21 de maio, às 10h00, terá início mais uma edição da caminhada "Para caminhar é preciso ter lata". Trata-se de uma caminhada solidária, para a qual os participantes se inscrevem com a entrega de uma lata de conserva, revertendo para a Cáritas Diocesana.

O encontro é na Praça da República. Contamos convosco!

CONSIGNAÇÃO IRS

De 0,5% em 0,5% podem contribuir para a missão da Cáritas. Basta consignarem 0,5% do vosso IRS.

A nossa intervenção de social | 2016

Movimento Social

Famílias apoiadas

Atendimentos sociais

Agregado familiar correspondente

Novas famílias

Roupeiro Social

Famílias atendidas

Agregado familiar correspondente

Custos do atendimento social

Alimentação    a)

€ 8.459,22

Cabazes de Natal   (287 cabazes  oferecidos)

€ 7.702,98

Pagamento da electricidade

€ 12.522,03

Pagamento da água

€ 5.064,89

Pagamento de gás

€ 3.099,28

Pagamento de rendas de casa

€ 20.311,99

Despesas com a saúde

€ 16.614,17

Apoio Escolar (Propinas e ajuda escolar)

€ 3.306,12

Apoio a funerais

€ 1.150,00

Outros custos de Apoio Social b)

€9.141,64

TOTAL

€ 87.372,32

Despesas de Funcionamento    c)

€ 26.772,39

a) Nesta rubrica não estão contabilizados os géneros doados com frequência pelo Banco Alimentar e por particulares.

b) Estão englobados apoios de pagamento de deslocações a hospitais, compra de electrodomésticos, mobiliário, pequenos obras em habitações, etc.

c) Pagamento de salários do pessoal, encargos sociais, seguros, comunicações, compra de material de escritório, etc.

Salientamos que as despesas de funcionamento com o pessoal são irrelevantes para o trabalho da responsabilidade da Cáritas, administrativo e de atendimento social.

A maior parte do serviço é executado por elementos da Direção, em regime de voluntariado e a custo zero.

Roupeiro Social:

Na Rua da Bandeira, em prédio da Diocese, funciona o Roupeiro Social, dirigido e organizado pelas senhoras que integram a Direcção da Cáritas e coadjuvadas por voluntários oriundos do Banco do Voluntariado. O Roupeiro Social funciona semanalmente, com bastante afluência, onde é oferecido, para além das roupas, louças, mobiliário e outros artigos que recebemos como oferta da sociedade civil.

Como habitualmente, as contas serão espelhadas no Balanço e Relatório de Contas e de Actividades a elaborar pelo Gabinete de Contabilidade.

DESPESAS DE FUNCIONAMENTO  (C)

€ 26.772,39