Lutar contra “a globalização da indiferença”

No dia 20 de Maio, realizou-se, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Real, a apresentação da plataforma dareeceber.pt, um site que estabelece a ligação entre quem tem alguma coisa para dar, seja tempo ou bens e quem precisa de receber.

O Bispo de Vila Real, Dom Amândio José Tomás, presidiu à sessão que contou com as intervenções do Eng.º Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real e do Sr. Padre Lúcio, Presidente da Cáritas de Vila Real.

A Entreajuda e a Cáritas Portuguesa, na origem desta iniciativa, estavam representadas respectivamente pela Dra. Isabel Jonet que explicou que o projecto “cria uma proposta muito inovadora” e pelo Dr. Carlos Grade que salientou que “ é exactamente uma resposta ao apelo do Papa Francisco de que não podemos caminhar sozinhos”.

Se grande parte das instituições civis e religiosas ligadas ao terceiro sector e actuando no território da Diocese se fez representar, também estiveram presentes representantes de serviços públicos da área social, da educação e da segurança pública.

D. Amândio Tomás salientou que é preciso lutar contra “a globalização da indiferença” e que “estamos num mundo novo que precisa de soluções novas”.

O Bispo de Vila Real defendeu que “temos que acabar com o trabalho artesanal, antigo, para começarmos a agir de uma forma racional, consciente e aproveitando os meios que temos ao nosso dispor para servir as pessoas” e salientou que o projecto vem permitir um importante “trabalho em rede” entre as instituições da Diocese.