Plano estratégico da Caritas Portuguesa apresentado em Vila Real

No dia 12 de Junho de 2014, os Srs. Pe. José Manuel e Prof. Eugénio Fonseca, respectivamente Assistente e Presidente da Cáritas Portuguesa, estiveram em Vila Real para apresentar o plano estratégico da Caritas Portuguesa para o triénio 2014-2016.

 

Presidida por D. Amândio Tomas, Bispo de Vila Real, a reunião de apresentação decorreu na Casa Diocesana de Vila Real. Estiveram presentes o Dr. Hélder Augusto Gonçalves de Oliveira, Vice- Provedor da Santa casa Misericórdia de Vila Real, o Pe. Ricardo Pinto, Capelão do Hospital de Vila Real e os membros da Direcção da Cáritas de Vila Real a quem presida o Pe. Lúcio.

 

Em conformidade com o Motu Proprio “Intima Ecclesiae natura” do Papa Bento XVI, o plano estratégico da Caritas Portuguesa propõe pôr em comum, de forma coordenada, um conjunto de objectivos e orientações que tornam possível à Cáritas Portuguesa e às Cáritas Diocesanas – considerando as realidades específicas e singulares de cada Diocese – priorizarem uma acção social com sentido comum.

Do ponto de vista teológico, é de destacar que, pertencendo o serviço da caridade à natureza íntima da Igreja, assim como a proclamação da Palavra de Deus e a Celebração dos Sacramentos (DCE, n.25), também neste âmbito a responsabilidade do Bispo Diocesano para a realização desse serviço é de primária importância na medida em que deve cuidar para que as iniciativas de caridade sejam empreendidas no quadro da legalidade civil e canónica e no respeito da identidade e missão das várias organizações que actuam no âmbito do território diocesano.

Após a reunião, o Sr. Pe. Lúcio conduziu uma visita às novas instalações da Cáritas de Vila Real cedidas pela Câmara Municipal de Vila Real e agradeceu o contributo primordial da Cáritas Portuguesa na realização da missão que foi confiada à Cáritas de Vila Real.