FAZER O BEM E TER A QUEM

 

SOLIDÁRIA desde 01 de Janeiro de 1977

A Cáritas Diocesana de Viseu, a ser Solidária desde 01 de Janeiro de 1977, no ano de 2015 continuou a encontrar grandes desafios e inúmeros problemas, sentidos pelas famílias. Neste contexto a Cáritas Diocesana de Viseu apoiou, no ano em curso e até 30 de Novembro, 2396 famílias a que correspondem 6843 pessoas, muitas em situação de emergência social, nomeadamente o pagamento de rendas em atraso, evitando o despejo das famílias, o apoio na medicação, óculos entre outros produtos e a ajuda em bens alimentares àquelas que têm dificuldade de acesso aos bens básicos para a sua sobrevivência. Para este efeito dinamizou várias iniciativas, como o Jantar Solidário, o Peditório da Semana Cáritas, Dez Milhões de Estrelas, a recolha de bens alimentares em várias superfícies comerciais, entre outras.

Continuar...

 

PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados

No âmbito das inúmeras iniciativas e estratégias a desenvolver para apoiar o flagelo da vaga de migração de refugiados e dada a complexidade que envolve esta temática, a Cáritas Diocesana de Viseu, vai participar com diversos técnicos no curso de E- Learning – Par(A) colher Melhor – Acolhimento e Integração de refugiados em Portugal, desenvolvido pela Plataforma de Apoio aos Refugiados - www.refugiados.pt . Nesta plataforma pode-se inscrever qualquer entidade, onde poderá dar o seu contributo, ser informado e perceber todas as dinâmicas e ações a realizar. Este curso será constituído por vários módulos, nomeadamente, Acolhimento; Ética e Hospitalidade; Diálogo intercultural; Diálogo Inter-Religioso; Trauma e Saúde Mental na população refugiada; Rotas migratórias e situação atual dos territórios em conflito; Intervenção socioeducativa no âmbito dos direitos humanos, entre outros.

Continuar...

 

Dia Municipal da Igualdade

O projeto Escolhas Acertadas E5G associou-se às comemorações do Dia Municipal da Igualdade, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viseu, que decorreu no dia 24 de outubro no Palácio do Gelo.

Este evento contou com música ao vivo, pinturas faciais, dança e a partilha de ideias sobre a igualdade, assinaladas em papel, num mural dinamizado pelo projeto Escolhas Acertadas E5G, e em formato digital (projeto Caravelas de Ideias).

 
AddThis Social Bookmark Button