Projeto “Bora pr’a escola?”

Desde 2012, a equipa multidisciplinar do rendimento social de inserção (RSI) – Sinergia Social da Cáritas Diocesana de Viseu, desenvolve o projeto “Bora pr’a escola?” em estreita parceria com a Escola Básica 2,3 D. Luís de Loureiro que visa a promoção e valorização da educação na Comunidade Cigana. Com o desenvolvimento do projeto, e os alunos a empenharem-se na escola, começaram os pais a sentir a necessidade de os acompanhar e, de alguma forma, apoiar. Assim, para colmatar esta necessidade, no ano letivo 2014/2015 deu-se início ao primeiro curso de educação e formação para adultos (EFA) 1.º ciclo – EFA B1.

Durante o ano letivo 2016/2017 realizaram-se dois cursos EFA: EFA B1 e EFA B2.

Continuar...

 

FAZER O BEM E TER A QUEM

 

SOLIDÁRIA desde 01 de Janeiro de 1977

A Cáritas Diocesana de Viseu, a ser Solidária desde 01 de Janeiro de 1977, no ano de 2015 continuou a encontrar grandes desafios e inúmeros problemas, sentidos pelas famílias. Neste contexto a Cáritas Diocesana de Viseu apoiou, no ano em curso e até 30 de Novembro, 2396 famílias a que correspondem 6843 pessoas, muitas em situação de emergência social, nomeadamente o pagamento de rendas em atraso, evitando o despejo das famílias, o apoio na medicação, óculos entre outros produtos e a ajuda em bens alimentares àquelas que têm dificuldade de acesso aos bens básicos para a sua sobrevivência. Para este efeito dinamizou várias iniciativas, como o Jantar Solidário, o Peditório da Semana Cáritas, Dez Milhões de Estrelas, a recolha de bens alimentares em várias superfícies comerciais, entre outras.

Continuar...

 

PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados

No âmbito das inúmeras iniciativas e estratégias a desenvolver para apoiar o flagelo da vaga de migração de refugiados e dada a complexidade que envolve esta temática, a Cáritas Diocesana de Viseu, vai participar com diversos técnicos no curso de E- Learning – Par(A) colher Melhor – Acolhimento e Integração de refugiados em Portugal, desenvolvido pela Plataforma de Apoio aos Refugiados - www.refugiados.pt . Nesta plataforma pode-se inscrever qualquer entidade, onde poderá dar o seu contributo, ser informado e perceber todas as dinâmicas e ações a realizar. Este curso será constituído por vários módulos, nomeadamente, Acolhimento; Ética e Hospitalidade; Diálogo intercultural; Diálogo Inter-Religioso; Trauma e Saúde Mental na população refugiada; Rotas migratórias e situação atual dos territórios em conflito; Intervenção socioeducativa no âmbito dos direitos humanos, entre outros.

Continuar...

 
AddThis Social Bookmark Button